Delegação do RN embarca para Torneio Nacional de Robótica

5/03/2020   14h43

 

A delegação do Rio Grande do Norte que vai participar do 2º Festival SESI de Robótica, em São Paulo, embarcou ao meio-dia desta quinta-feira (5), no Aeroporto Internacional Aluízio Alves, na Grande Natal. O grupo é formado por 66 integrantes, dos quais 51 alunos das unidades do SESI em Natal, São Gonçalo do Amarante e Mossoró, que estarão nas competições e demonstrações a partir desta sexta-feira (6) e domingo (8). Além dos jovens que vão disputar as três modalidades do torneio, a delegação é formada também por técnicos e coordenadores.

 

Os alunos do SESI-RN vão concorrer por dez equipes, no  Pavilhão da Bienal do Parque Ibirapuera. Cidades inteligentes e a sociedade do futuro são os temas que vão nortear as atividades dos times, que chegam a São Paulo preparados para colocarem robôs voltados a solucionar problemas de engenharia civil, mobilidade e urbanismo, de forma inovadora e criativa. Tudo isso feito por crianças e jovens de 9 a 18 anos.

 

Os alunos do Rio Grande do Norte viajaram empolgados a enfrentarem esses desafios e com o aprendizado que terão no Festival. “Tomara que a gente consiga trazer um prêmio para o Estado, mas independente disto, voltaremos com muito conhecimento e aprendizagem”, disse Gabriel Felipe Mendes de Brito, 16 anos, da equipe Teccactus, estudante do SESI de São Gonçalo do Amarante. “A robótica faz com que o aluno aprenda a ser um cidadão, porque lida com um mundo diferente, tecnologia, aos programarmos os carrinhos e robôs, mas sobretudo aprendendo com pessoas que interagem conosco”, afirmou Ruan César 17 anos, aluno da Unidade do SESI de Mossoró.

 

Torneios nacionais

O Festival  começa nesta sexta-feira (6) no Pavilhão da Bienal em São Paulo. AS competições de robótica serão nas modalidades FIRST LEGO League (de 9 a 16 anos) e FIRST Tech Challenge (de 12 a 18 anos) e simulação de escuderias de Fórmula 1 (F1 in Schools). Pela primeira vez, o Festival de Robótica apresenta o FIRST Robotics Competition, um desafio com adolescentes de ensino médio programando e comandando robôs em tamanho industrial. Nesta sexta, o Festival receberá também o Seminário Internacional SESI de Educação, com transmissão ao vivo no site oficial do evento.

 

Veja as equipes do SESI-RN que estarão no 2º Festival SESI de Robótica:

 

Torneio FIRST LEGO League

GAVIÕES ELÉTRICOS: SESI Natal, Natal (RN)

MONXORÓS: SESI Mossoró, Mossoró (RN)

LOS ARRETADOS: SESI Escola Zona Norte, São Gonçalo do Amarante (RN)

ACADEMIA JAGUATIRICA: SESI Escola Zona Norte, São Gonçalo do Amarante (RN)

 

Torneio FIRST Tech Challenge

SESI TATUTEC: SESI CAT Mossoró, Mossoró (RN)

SESI FORTIGUARAS: SESI Natal, Natal (RN)

SESI TECCACTUS: SESI São Gonçalo do Amarante, São Gonçalo do Amarante (RN)

 

Torneio F1 in Schools

JAGUARES – SESI Escola Natal

CARCARÁLUX: SESI São Gonçalo do Amarante, São Gonçalo do Amarante (RN)

AVECECIAS: SESI Mossoró, Mossoró (RN)

 

Por Aldemar Freire – jornalista – Unicom/Sistema FIERN