Amaro Sales defende agilidade no acesso ao crédito em videoconferência com Caixa Econômica, SEDEC e empresários

29/04/2020   08h00

As ações e medidas da Caixa Econômica Federal frente à pandemia da COVID 19 foram apresentadas nesta terça-feira, 28, pelo superintendente regional do Caixa Econômica Federal (CEF), Fares Haum Júnior, e pelo superintendente executivo da Caixa Atacado, Francisco Braga Barbosa, em videoconferência mediada pelo presidente da FIERN, Amaro Sales de Araújo, e participação do secretário do desenvolvimento econômico do estado, Jaime Calado.

A discussão sobre as medidas adotadas pelo banco para o enfrentamento da crise gerada com o COVID-19 no Rio Grande do Norte contou com a participação de empresários, presidentes de sindicatos e gestores da FIERN. Após a exposição, Amaro Sales abriu para perguntas onde os participantes puderam tirar dúvidas e fazer considerações.

“O que trava a liberação destes recursos são as análises de risco de crédito, precisaria a Caixa flexibilizar neste cenário, uma vez que a MP 958 veio pra facilitar, e não está chegando na ponta. Pra se ter ideia, pra acesso a crédito de folha de pagamento, eles estão exigindo ‘reting C’ pra cima. Ou seja, a análise de empresas de faturamento abaixo de 15 milhões é feita em um sistema. Será que não tem como a análise ser pelo gerente?” Foi a pergunta feita pelo empresário Carlos Henrique, diretor do Sinduscon.

A questão foi ampliada pelo presidente da FIERN, que expôs as solicitações dos empresários e destacou as várias dificuldades do acesso ao crédito, e questionou ainda sobre a MP958, que segundo os palestrantes ainda não está normatizada na Caixa.

“Esta é a grande dificuldade, o crédito existe, mas há uma falta de agilidade. Parabenizamos o trabalho da Caixa, mas é preciso ter mais velocidade para o acesso ao crédito”, disse Amaro Sales, citando também como exemplo as dificuldades que a população está encontrando para fazer o saque do auxílio emergencial. “Quem vai ao banco à procura de crédito é porque precisa”, pontuou o presidente.

A questão do auxílio também foi tratada pelo secretário do desenvolvimento econômico do Rio Grande do Norte, Jaime Calado. Ele falou das filas e do risco de contaminação da população.

“Também parabenizamos o trabalho da Caixa, mas pedimos que seja dada uma atenção maior à questão das filas, e dos riscos de contaminação e da preservação de todo trabalho que vem sendo feito em torno disso. Nós temos distribuído de 5 a 6 mil máscaras por dia nas filas das agências de Natal, mas pedimos mais atenção para organização dessas filas por parte do banco, porque a população seguirá a orientação da Caixa”, disse.

Sobre a colocação do secretário, o superintendente da Caixa explicou que muito já vem sendo feito, e pediu ajuda das autoridades para melhorar o serviço. “Lembramos que são 700 mil pessoas que precisam receber esse auxílio, há muito trabalho sendo feito e mais ainda para ser feito, então pedimos a ajuda de todos”, explicou Fares.

A FIERN tem promovido uma série de videoconferências com os superintendentes regionais dos bancos como forma de aproximar e promover o diálogo entre instituições financeiras e os industriais  nesse período de pandemia causada pelo novo coronavírus. Além de hoje com a Caixa, a FIERN mediou também videoconferências com o Banco do Brasil, no dia 20, e com do Banco do Nordeste do Brasil, no dia 23 de abril.

Por Jô Lopes – jornalista – Unicom/SistemaFIERN