Mais RN lança, dia 5, o Plano de Retomada Gradual da Economia Potiguar

4/05/2020   09h39

O Sistema FIERN lança, na próxima terça-feira (5), às 15h, por meio de videoconferência, o Plano de Retomada Gradual da Economia Potiguar, no âmbito do Mais RN. O documento propõe um planejamento estratégico com um conjunto de propostas e de protocolos para direcionar o funcionamento, de forma progressiva e segura, das atividades econômicas com o escalonamento da flexibilização do isolamento social e para o período pós-isolamento. O plano, elaborado a partir de dados e estimativas oficiais e observando as recomendações preconizadas pelos órgãos de saúde pública no enfrentamento ao COVID-19, será apresentado ao Governo do RN.

A videoconferência de lançamento, antes prevista para esta segunda-feira (4), precisou ser remarcada devido a ajustes nas agendas dos representantes das instituições envolvidas e terá a participação do setor produtivo (FIERN, Fecomércio, Fetronor, Faern), da academia, do setor médico-científico e do governo. Para participar, tenha o aplicativo “Microsoft TEAMS” instalado e acesse o link abaixo: https://bit.ly/2Wo9bxB

O Plano de Retomada Gradual surgiu dentro da proposta da Sala de Situação do Mais RN em debater sugestões para a construção conjunta de soluções neste período de pandemia do novo coronavírus. Para isso, foi criado um grupo multidisciplinar, coordenado pela FIERN, com participação de representantes das federações – FIERN, Fecomércio, Fetronor, Faern -, Sebrae, AGN, professores da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e representantes do governo do Estado.

O presidente do Sistema FIERN, Amaro Sales de Araújo, enfatiza que é preciso planejar a recuperação de forma responsável para quando o retorno for possível, minimizando os efeitos da crise instalada. “Diante da pandemia que atinge o país com graves consequências nos setores sanitário, de saúde pública e econômico, a FIERN, preocupada com a situação dos empresários e da economia do Rio Grande do Norte, formou um grupo de trabalho para discutir soluções e a sugestão resultante, que será feita ao Governo do RN, é no sentido de indicar caminhos, de ver uma luz no fim do túnel e apontar como caminhar até ela”, afirma.

Amaro Sales também destaca que o grupo tem forte participação dos mais diversos setores, com mais de 20 pessoas envolvidas, debatendo as possibilidades em vários campos e direções. “O grupo multidisciplinar conta com a equipe do Mais RN, representantes das federações, do professor Aldo Dantas do Ministério do Desenvolvimento Regional, os professores da UFRN Anderson Mol do Departamento de Administração e Pablo Ruyz do Departamento de Geografia, do professor Ricardo Valentim do HUOL, representantes das Prefeituras de Natal e de Mossoró, da Unidade de Doenças Tropicais e das Secretarias de Desenvolvimento Econômico (Sedec), de Agricultura e Pesca (Sape) e de Tributação (Set)”, pontua o presidente da FIERN.

O coordenador do Mais RN, o consultor José Bezerra Marinho, observa que o plano de retorno gradual traz a preocupação com a dignidade humana em sua totalidade. “O plano pensa o ser humano, o trabalhador, o empresário industrial, o produtor, do ponto de vista da integridade física, considerando a ameaça na saúde pública, com os óbitos e o colapso no sistema de atendimento hospitalar, como também no da independência e sobrevivência econômica. Estamos diante de uma crise sanitária e epidemiológica inédita no mundo, precisamos planejar, de agora, o futuro pós-pandemia”, disse o consultor.

Por Sara Vasconcelos, jornalista Unicom/FIERN