Campanha Produto Potiguar estimula compra de produtos locais para o Dia das Mães

7/05/2020   12h25

O Dia das Mães traz boas perspectivas para os pequenos negócios, mesmo diante da pandemia da Covid-19. E para estimular ainda mais os negócios, a campanha digital “Produto Potiguar”, lançada pela Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Norte (FIERN) e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae/RN), busca reforçar o consumo de produtos locais neste período de isolamento social.

Com ações pensadas para durante e após o período de distanciamento social, a campanha busca fortalecer as micro, pequenas e médias empresas potiguares estimulando a população a consumir produtos locais, de empresas e autônomos do RN, dando preferência a estes também nas compras online, principalmente na quarentena.

Pensando nisso, o consultor de marketing, Ricardo Rosado, que criou a campanha junto com a agência Faz Propaganda, conta que o projeto Produto Potiguar, voltado para o setor da indústria, passou a incluir as micro e pequenas empresas, profissionais autônomos, liberais e microempreendedores. “Neste período de dificuldades, empresas e os trabalhadores de diversos setores estão sem funcionamento e sem receita devido a quarentena. A campanha do Dia das Mães busca incentivar, apoiar, proteger, assim como as mães ensinam, aos que precisam. Queremos estimular o consumidor do estado a privilegiar as empresas e os trabalhadores locais, para que a economia possa retomar aos poucos e superar as dificuldades”, destaca.

A ampliação, explica o superintendente regional do Sebrae/RN, Zeca Melo, tem base em pesquisas realizadas pelo Sebrae que apontam para uma mudança dos hábitos de consumo nesse período de pandemia com a valorização do comércio de proximidade. A expectativa, segundo ele, é de grande aceitação por parte de empresas e pessoas.

Adriano Abreu/Tribuna do Norte

“O Produto Potiguar, projeto da FIERN e Sebrae criado para levar empresas locais para outros mercados, foi ampliado para atender também o mercado local. Isso valoriza fundamentalmente as empresas de bens e serviços dentro de uma visão do consumidor na linha mais acolhedora e apoiadora das pequenas e micro que estão próximas, de valorizar os negócios de bairros, de regiões, o consumo local. Um tiro certo no alvo do mercado para que as empresas vendam e faturem”, afirma Zeca Melo.

O empresário Heyder Dantas, que também é diretor primeiro secretário da FIERN, afirma que a ação é um mecanismo importante para os pequenos negócios em todo o estado. “Esta iniciativa da FIERN e Sebrae é importantes para que a população possa se conscientizar da situação das micro e pequenas empresas de várias regiões do RN, que estão mais sacrificadas neste momento, e possam valorizar ainda mais os seus produtos”, disse.

A campanha, na avaliação do empresário Alberto Serejo, deve ser ampliada e mantida também após o período de pandemia, de modo permanente, devido sua importância para os negócios locais. “É fundamental essa conscientização em buscar empresas locais, uma vez que ao fortalecer o mercado local isso faz com que aumente a demanda no comércio e também a indústria, que cresce com maior solidez. É uma cadeia. Esse estímulo é fundamental para que possamos nos recuperar desse momento de crise”, disse Serejo, que também é presidente do Sindmest.

A campanha é totalmente digital e as artes podem ser replicadas por quem desejar promover os negócios locais.

Por Sara Vasconcelos, Unicom/FIERN