Empresários destacam que Plano de Retomada pode orientar discussão na sociedade e iniciativas do Poder Público

7/05/2020   14h28

Os empresários industriais do Rio Grande do Norte consideram que o Plano de Retomada Gradual da Atividade Econômica do Rio Grande do Norte, apresentado pela FIERN, significa um rumo às discussões de um planejamento responsável e seguro para a recuperação das atividades produtivas no estado. O planejamento para a flexibilização da abertura de atividades econômicas foi apresentado na terça-feira (5), durante o lançamento do Plano de Retomada Gradual da Economia Potiguar, feito em duas videoconferências, uma com a governadora Fátima Bezerra e outra em entrevista coletiva com a imprensa. O Plano reúne um conjunto de protocolos, medidas e uma Agenda Pública Urgente, com pontos de atenção e necessidade de respostas mais imediatas.

“A FIERN, ao apresentar o Plano, demonstrou protagonismo nesta discussão e a necessidade de pensarmos de forma mais efetiva sobre isso”, destacou Roberto Serquiz, diretor primeiro tesoureiro da Federação das Indústrias do RN. “Foi uma provocação muito oportuna com a apresentação de um ponto de partida para sairmos desta situação atual e planejarmos uma retomada que é fundamental. Isso, claro, com prioridade para a saúde, chamando para a economia, sem definir a data neste primeiro momento, o que foi prudente. O que vai definir essa data são os balanços e avaliações com base nos indicadores. Então é um Plano feito com muita coerência e apuro técnico, em uma sugestão para a retomada gradual, progressiva e com responsabilidade”, acrescentou Roberto Serquiz.

“Todo trabalho que tem fundamentação científica e feito de forma didática, como esse Plano elaborado de forma cuidadosa, tem as possibilidades de obter os resultados esperados. E um dos aspectos que considero muito positivo neste trabalho é que ele utilizou os recursos adequados, com colaboração da Universidade e outros parceiros. Com isso, teve a coerência de sugerir um retorno escalonado, entendendo os cenários, fazendo as análises de maneira técnica e criteriosa”, afirmou Djalma Barbosa Cunha Júnior, diretor de Inovação da FIERN. “Tudo isso considerando a sustentabilidade das empresas, sem deixar de pensar na saúde humana, como orientou o presidente da Federação, Amaro Sales”, ressaltou.

O empresário Marcelo Rosado destacou que o Plano de Retomada observou as estatísticas e históricos de várias regiões e países distintos, antes de detalhar o estado, ao simular diversos cenários com a finalidade de oferecer ao gestor com poder de decisão a possibilidade de uma avaliação respaldada em dados. “Como colaborador do grupo de estudo do Mais RN, foi um privilégio fazer parte de uma nova equipe que voluntariamente se somou a esse esforço em elaborar uma proposta consistente e fundamentada para uma retomada econômica, na qual foram consideradas as informações científicas na área da saúde, levando-se em conta os impactos atuais na economia. Entendo que o setor produtivo, liderado pela FIERN, trabalhou com responsabilidade e sentimento de cooperação, mostrando compromisso e preocupação em prestar um serviço à sociedade do RN. A governadora do estado dispõe de uma proposta que possibilitará uma pauta permanente na construção conjunta da recuperação de empresas e proteção dos norte-rio-grandenses”, disse.

“O momento é mais que oportuno para chegarmos a soluções conjuntas entre a iniciativa privada e o governo. A FIERN apresentou um excelente plano de retomada das atividades econômicas, algo essencial para que tenhamos o equilíbrio social, financeiro e saúde da população, não há solução única para um problema tão complexo como esse gerado pela pandemia, precisamos implantar esse plano que vem somar aos esforços já implantados pelas autoridades. Essa é a nossa participação, essa é mais uma colaboração importantíssima que a Indústria do RN e toda a cadeia produtiva está oferecendo em benefício da população”, destacou o empresário Sandro Maia, da empresa Primícias do Brasil Indústria de Alimentos.

Por Aldemar Freire – jornalista – Sistema FIERN