Sistema FIERN prossegue com atendimento remoto, plantões e apoio nas ações de combate à pandemia

12/05/2020   14h59

Com as atividades presenciais suspensas — em cumprimento ao decreto estadual que estendeu o isolamento social em função da pandemia do coronavírus até o dia 20 de maio e às recomendações da Organização Mundial de Saúde — as instituições que integram o Sistema mantêm ações de atendimento, plantões e articulações para enfrentamento deste momento excepcional. As iniciativas, por atendimento remoto ou plantão, incluem assessoria jurídica, núcleo de atendimento ao crédito, fortalecimento sindical e projeto como o Sistema FIERN Solidário e o de fabricação de máscaras, além das ações de prevenção, aulas online e videoconferências.

Entre os dias 4 e 8 de maio, foram produzidas 6.489 máscaras de tecidos e entregues 3.500. O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI-RN) começou no dia 7 de abril a produção de máscaras de tecido e tnt como mais uma ação da instituição para ajudar no combate ao coronavírus. Foram entregues, até sexta-feira (08), 12.255 máscaras. Além disso, a instituição fez a manutenção de 15 equipamentos, entre respiradores e desfibriladores.

Entre segunda (04) e sexta-feira (08), no Sistema FIERN, foram mais de trinta ações de assessoramento jurídico nas áreas de negociação trabalhista, orientações sobre ações no âmbito da Justiça do Trabalho e no Ministério do Trabalho e Emprego. No mesmo período, houve prosseguimento do envio das comunicações com informações de interesse da indústria aos Sindicatos filiados à Federação, manutenção do diálogo com as demais entidades empresariais e a articulação com os órgãos governamentais, que incluiu a apresentação à governadora do Plano de Retoma Gradual da Economia do RN.

Também teve continuidade a campanha “Sistema FIERN Solidário”, que arrecada recursos financeiros para doação a três instituições filantrópicas, sediadas em Natal: a Fundação Eurico Bergsten, a Casa Espírita Bom Samaritano e a Fraternidade Toca de Assis. Cada uma das instituições recebeu R$ 5.000,00. No âmbito da Saúde e Segurança na Indústria (SSI), foram feitos atendimentos, na semana, junto a 67 empresas e 335 pessoas, com 48 exames. Além disso, houve 72 atendimentos remotos e sete visitas técnicas, sempre cumprindo os protocolos de saúde e prevenção definidos pelas autoridades e OMS.

As aulas online nas escolas do SESI e SENAI prosseguem com adesão dos alunos. No SESI, foram 480 vídeoaulas na semana, com 3.495 atendimentos em plataformas digitais. No SENAI, 645 webinars e 1573 matrículas em educação a distância.

No IEL-RN, neste período, foram 211 atendimentos de estágios e 23 novos compromissos de estágios emitidos. Além disso, 145 horas de consultorias empresarial foram efetivadas e registradas 832 participações em webinars.

Por Aldemar Freire – jornalista – SistemaFIERN