IEL/RN oferece Laboratório de Gestão e Liderança para empresas

22/05/2020   16h34

O desenvolvimento de lideranças em uma empresa requer estratégias eficientes na realização da gestão de pessoas. Atento a esta necessidade, o IEL/RN oferece o Laboratório de Gestão e Liderança, que leva consultoria e formação de modo inovador e consultiva, ou seja, é um serviço totalmente customizável a real necessidade da empresa.

A metodologia empregada no laboratório, explica o superintendente do IEL/RN, Juan Saavedra, consiste em promover a partir de ferramentas e características de participação ativa do grupo o engajamento, motivar comportamentos e facilitar o aprendizado das lideranças, além da disseminação de conteúdos compartilhados com os líderes aos membros de suas respectivas equipes. “Um líder de verdade é feito por uma equipe de alto desempenho”, frisa Juan.

Entre as empresas e instituições que aderiram a metodologia do laboratório, está o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Rio Grande do Norte (Crea-RN), que criou o Programa Desenvolvimento de Líderes da instituição através do laboratório, aplicado pelo IEL/RN, que terá continuidade este ano.

“Atualmente, as organizações carecem de líderes bem formados. O laboratório de liderança contribuirá para a manutenção do programa de desenvolvimento de Líderes do Crea RN. O conteúdo é abordado em quatro módulos, de 8h cada, totalizando 32h, com foco em gestao e liderança”, afirma o superintendente do IEL/RN, Juan Saavedra.

Na última terça-feira (19), a coach Katarina Alcântara, do IEL/RN, participou de um bate-papo online com os gestores do conselho e promoveu uma análise inicial sobre o comportamento dos servidores durante a pandemia, nesse novo ambiente que é trabalhar em home office. Ela explicou que o curso traz algumas novidades. “O objetivo é reforçar o que foi aprendido no ano passado, mas também para entender que novas habilidades são necessárias para o ‘novo normal’, para os novos cenários (pós-pandemia)”, disse.

O controlador do Crea-RN, Claudionaldo Soares da Câmara, destaca que o trabalho de gestores é uma renovação permanente. “Esse programa é ligado totalmente ao planejamento estratégico, pois durante os encontros percebemos que não vamos desenvolvê-lo como deveríamos se não implementarmos um programa de liderança”, afirma.

O Programa Desenvolvimento de Líderes com os gerentes e outros servidores do Crea-RN iniciou em 2019. Foram 32 horas de capacitação com foco no desenvolvimento de competências e habilidades de liderança, com a consultora do IEL, atuando em quatro módulos.

A gerente de Gestão de Pessoas do Crea-RN, Satva Leiros, acredita que a primeira etapa do programa de liderança do Conselho foi fundamental para o sucesso das atuais atividades em home office. “Os nossos profissionais estão fazendo a diferença na gestão de pessoas e nos processos nessa nova realidade que estamos enfrentando em todo o país”, completou

Para ter acesso ao Laboratório de Gestão e Liderança, basta entrar em contato com o IEL através dos canais de comunicação disponíveis: e-mail: comercial@rn.iel.org.br ou WhatsApp: (84) 98897-0893.

Por Sara Vasconcelos, Unicom/FIERN

(Com informações do Crea/RN)