Alunos da Escola SESI-RN se destacam na Olimpíada Sapientia Pocket – Covid-19

26/05/2020   17h38

 

 

Estudantes do 2º e 3º anos da Escola SESI no Rio Grande do Norte, das Unidades Natal e São Gonçalo do Amarante, foram medalhistas na Olimpíada Sapientia Pocket – Covid-19. Os alunos que receberam medalhas (prata e bronze) foram premiados também com vouchers para aquisição de livros da Companhia das Letras. O resultado foi divulgado no dia 6 de abril.

 

Para a gerente de Educação do SESI-RN, Karenine Medina, a participação da Escola SESI-RN na Olimpíada Pocket – Covid-19 é importante para a constituição do desenvolvimento social e educacional de cada aluno. “Pode-se apresentá-los ao mundo das ideias, relacionando o tema atual com os assuntos abordados em sala de aula”, disse.

 

Criada pela Companhia das Letras e o Instituto Vertere, a Sapientia Pocket consiste em uma vertente reduzida da ‘Sapientia – Olimpíada do Futuro’, com o objetivo de promover o debate, estímulo dos participantes no conhecimento de temas que são relevantes para o desenvolvimento da sociedade, bem como dos estudantes.

 

A primeira edição teve como tema o novo coronavírus (COVID-19), através de questões num formato digital em que os participantes poderiam se aprofundar, compreendendo mais amplamente, e envolvendo as áreas de conhecimento/estudo, o problema que tornou-se mundial.

 

A prova, composta de 20 questões objetivas sobre o tema Coronavírus, respondida digitalmente, através do site, foi feita no período de 12 a 29 de março.

 

Antes do primeiro decreto de isolamento social do RN, durante uma aula de Sociologia, a professora Zânia Lôbo apresentou a proposta da participação aos alunos do Ensino Médio da Escola Sesi (Natal e São Gonçalo), com o intuito de debater sobre o tema exposto, tentando fazer com que pudessem apropriar-se do assunto, além de ter um momento de diálogo com a família e amigos sobre o vírus e a pandemia que estava acontecendo. “Com a participação, os estudantes teriam como tirar dúvidas, compreender conceitos, analisar situações estimulando o processo de conhecimento mais amplo e interdisciplinar, de uma forma leve, dinâmica e consciente”, afirma a gerente.

 

De forma espontânea e voluntária, os alunos aceitaram a proposta, se inscreveram e começaram os estudos e discussões sobre o tema entre si, com a família e professores. Os estudos foram mantidos mesmo com o decreto do dia 18 de março, que suspendeu as aulas devido aos casos do COVID-19 no Estado.

 

“Eles continuaram estudando, se esforçando, trazendo para o lar deles um momento de diálogo e aprendizado, onde puderam ser estimulados no desenvolvimento do seu pensamento crítico e motivador, fomentando o seu espírito protagonista para o desenvolvimento da sua educação e aprendizado, dentro e fora do âmbito escolar”, observa a gerente Karenine Medina.

 

Acessível para todo mundo que tiver interesse e organizada em uma única fase com questões de múltipla escolha, a Sapientia Pocket traz conteúdo relevante e atual em um formato diferente. Por seu formato digital, a Olimpíada, funciona também como material de estudo em casa, dinâmicas na sala de aula e até como um jeito de organizar as conversas em família.

 

Conheça os alunos classificados e medalhistas:

 

ALUNO

SÉRIE

MEDALHISTA

ANNA BEATRIZ FLOR RODRIGUES

3 SÉRIE (SÃO GONÇALO DO AMARANTE)

PRATA

DAILTON LIMA DOS SANTOS JUNIOR

3 SÉRIE (SÃO GONÇALO DO AMARANTE)

PRATA

GABRIEL FELIPE MENDES DE BRITO E GONZALEZ

2 SÉRIE – (SÃO GONÇALO DO AMARANTE)

PRATA

BIANCA MIRTES ARAUJO MIRANDA

3 SÉRIE (SÃO GONÇALO DO AMARANTE)

BRONZE

MARIA CECILIA NASCIMENTO DE PAULA

2 SÉRIE REDES DE COMPUTADORES – (NATAL)

BRONZE

POLIANA CECÍLIA BATSITA DE MIRANDA

2 SÉRIE REDES DE COMPUTADORES – (NATAL)

BRONZE

JESSICA CAROLYNE DOS SANTOS ARAÚJO

2 SÉRIE ELETROTÉCNICA – (NATAL)

BRONZE