Construção Civil está entre os setores que impulsionará a retomada, destaca webinar

28/05/2020   19h09

A Construção Civil está entre os setores com potencial para impulsionar a retomada no período pós-pandemia. Esse foi um dos destaques do webinar do SENAI-RN, com o tema “A Construção Civil em tempos de coronavírus”, realizado no início da noite desta quinta-feira (28), na programação da Semana da Indústria no Rio Grande do Norte.

Webinar sobre construção civil

O webinar teve a participação de Sílvio Bezerra, presidente do SINDUSCON-RN; Sérgio Freire, presidente do SINDUSCON–Mossoró; Tassyla Barbosa, assessora técnica no SENAI-RN; e o diretor regional do SENAI-RN, Emerson Batista.

Ao fazer uma análise sobre a conjuntura do setor, Sílvio Bezerra disse que o ano de 2020 começou com perspectivas positivas, uma vez que os juros em queda e os bancos dispostos a fomentar as atividades do mercado imobiliário favoreciam o crescimento. Mas, diante da pandemia, a situação foi alterada. “Mesmo assim, conseguimos, no nosso setor, em um diálogo com o Governo do Estado, antes mesmo do Governo Federal decretar a construção como serviço essencial, mostrar que não precisávamos fechar as portas”, lembrou.

Para Sérgio Freire, o momento de incertezas não impede que a construção demonstre potencial para se firmar como impulsionadora da economia. “A construção civil vai ser o grande motor para restabelecer a economia, diante da crise pela qual estamos passando”, disse.

Os dois presidentes de Sindicatos avaliam que é preciso aproveitar a tecnologia digital para superar as dificuldades deste momento. Eles apontaram também que a prevenção é essencial. Além disso, destacaram a necessidade de orientação para o colaborador, o respeito aos protocolos recomendados pelas autoridades sanitárias e a adesão ao Programa Covid Diagnóstico do SENAI.

Por Aldemar Freire