ICEI: Confiança da indústria potiguar diminui em setembro

17/09/2020   13h04

O Índice de Confiança do Empresário Industrial (ICEI) do Rio Grande do Norte passou de 58,9 para 57,5 pontos na passagem de agosto para setembro, mas segue acima da linha divisória de 50 pontos, apontando confiança do empresário (valores acima de 50 pontos indicam confiança). Com esse recuo, o ICEI se igualou ao indicador de setembro de 2013 (57,5 pontos). Na percepção dos empresários potiguares, as condições atuais dos negócios melhoraram na comparação com os últimos seis meses.

No que diz respeito às expectativas para os próximos seis meses, as avalições continuam positivas – ainda que o otimismo tenha diminuído em relação ao levantamento anterior. Os empresários da Construção aumentaram o nível de confiança, enquanto os das Indústrias Extrativas e de Transformação se mostram menos confiantes do que em agosto. No que tange aos portes de empresa pesquisados, observa-se que as médias e grandes indústrias se mantem confiantes, embora que em menor intensidade; enquanto as pequenas revelam maior falta de confiança.

Em termos gerais, a retração do ICEI em setembro deve ser vista mais como uma acomodação do que como uma menor confiança empresarial. Reforça esta hipótese o fato de o indicador de condições atuais ter ultrapassado a barreira dos 50 pontos, ainda que a pontuação tenha ficado praticamente no limite (50,6 pontos).

Comparando-se o ICEI do Rio Grande do Norte com o divulgado dia 14/09 pela CNI para o Brasil, tem-se, nos dois casos, empresários confiantes. Todavia, o indicador nacional registrou alta na comparação mensal (4,6 pontos), passando de 57,0 para 61,6 pontos. Com esse aumento, o ICEI do conjunto do país, encontra-se 8,1 pontos acima de sua média histórica (53,5 pontos), e 2,1 pontos além do índice registrado em setembro de 2019 (59,5 pontos).

Convém ressaltar que, o indicador de setembro supera a marca dos 60 pontos – a última vez que isso havia ocorrido tinha sido em março -, como também se situa mais próximo do valor de fevereiro (64,7 pontos), antes dos efeitos da pandemia da Covid-19 sobre a economia. Já a confiança dos empresários da região Nordeste, subiu 4,7 pontos em setembro, passando de 56,5 para 61,2 pontos, e cresceu 2,4 pontos em relação a setembro de 2019, quando o indicador atingiu 58,8 pontos.

Análise dos Resultados

Em setembro, o Índice de Confiança do Empresário Industrial (ICEI) potiguar, elaborado com base na Sondagem realizada entre os dias 1º e 14 do mês, recuou 1,4 ponto, passando de 58,9 para 57,5 pontos, mas continua acima de 50 pontos, revelando que os empresários potiguares permanecem confiantes, ainda que moderadamente (valores acima de 50 pontos indicam confiança). Como essa queda, o ICEI se igualou ao resultado alcançado em setembro de 2013 (57,5 pontos). Na comparação com setembro de 2019, o ICEI cresceu 0,5 ponto (57,0 pontos).

Para maiores informações sobre o ICEI, acesse: https://www.fiern.org.br/wp-content/uploads/2020/09/ICEI_set2020.pdf