Produção industrial potiguar cresce menos em agosto

23/09/2020   09h53

A Sondagem das indústrias Extrativas e de Transformação do Rio Grande do Norte, elaborada pela FIERN, mostra que, em agosto, o conjunto da indústria potiguar registrou crescimento menos intenso do que em julho. O nível médio de utilização da capacidade instalada (UCI), por seu turno, avançou, de 71% para 73%, ficando acima de sua média histórica (70%); porém foi considerado pelos empresários consultados como abaixo do padrão usual para meses de agosto. O número de empregados, registrou queda, apesar do aumento da produção, mantendo a tendência que vem sendo observada desde outubro de 2017.

Além disso, os estoques de produtos finais ficaram estáveis na passagem julho para agosto, mas abaixo do nível desejado pelo conjunto da indústria. Em setembro, as expectativas da indústria potiguar para os próximos seis meses apontam otimismo com relação à evolução da demanda e das compras de matérias-primas, mas os empresários preveem estabilidade no número de empregados e nas exportações. Pelo quinto mês consecutivo, aumentou a propensão a investir pelas empresas do setor.

Em setembro, o índice de intenção de investimento subiu 9,3 pontos frente ao mês anterior, atingindo 52,5 pontos. Com a alta, o índice acumula expansão de 17,3 pontos no período de maio a setembro. O índice, inclusive, superou sua média histórica (hoje em 49,1 pontos), mas é 0,7 ponto inferior ao registrado em setembro de 2019.

Quando comparados os dois portes de empresa pesquisados, observam-se, em alguns aspectos, comportamento divergente. As pequenas indústrias apontaram estabilidade no número de empregado e queda nos estoques de produtos finais em relação ao levantamento de julho; e perspectiva de redução no número de empregados nos próximos seis meses. As médias e grandes empresas, por sua vez, registraram queda no número de empregados e aumento nos estoques de produtos finais; e as expectativas em relação aos próximos seis meses, são de crescimento no número de empregados. Sobre a intenção de investimento, é importante destacar que as perspectivas das empresas de menor porte estão muito aquém das demais.

Comparando-se os indicadores avaliados pela nossa Sondagem Industrial com os resultados divulgados em 22/09 pela CNI para o conjunto do Brasil, observa-se que, de um modo geral, as avaliações convergiram, com a diferença de que na indústria nacional os empresários reportaram aumento no número de empregados na passagem de julho para agosto e expectativas otimistas com relação ao pessoal ocupado e às exportações nos próximos seis meses.

EVOLUÇÃO MENSAL DA INDÚSTRIA

Os resultados da Sondagem das Indústrias Extrativas e de Transformação do Rio Grande do Norte, realizada entre os dias 1º e 14 de setembro de 2020, mostram que a atividade industrial potiguar cresceu menos em agosto. Ressalte-se, porém, que esse é o maior valor para um mês de agosto desde 2011, quando o indicador de produção atingiu 57,4 pontos.

O indicador de evolução da produção caiu 6,9 pontos em agosto, passando de 61,6 para 54,7 pontos, mas continua acima da linha de 50 pontos, mostrando crescimento em relação ao mês anterior, ainda que menos intenso. Na comparação com agosto de 2019, o índice apontou alta de 2,2 pontos (52,5 pontos). O comportamento da produção industrial é semelhante quando tomamos por base o porte da empresa pesquisada. Tanto as pequenas quanto as médias e grandes indústrias registraram crescimento na produção na passagem de julho para agosto, conforme indicadores de 51,8 e 55,6 pontos, respectivamente.

Para mais informações sobre a Sondagem Industrial, acesse: https://www.fiern.org.br/wp-content/uploads/2020/09/SONDIND_ago2020.pdf