Exportações do RN em janeiro deste ano ficam 19,1% menores que em janeiro de 2020

22/02/2021   16h41

 

 

Segundo levantamento do Centro Internacional da FIERN, as exportações do RN em janeiro deste ano ficaram 19,1% menores que as de janeiro do ano passado. Em relação a dezembro a redução é de 64,7%, motivada principalmente pela grande exportação de fuel oil do mês passado. Melões, melancias, peixes, produtos animais impróprios para alimentação humana e tecidos de algodão foram os produtos com maiores valores exportados respectivamente.

 

Na balança comercial as importações foram 342% maiores que em janeiro de 2020, com um alto valor registrado em geradores de energia eólica (USD 44.9 milhões), correspondentes a 73,5% do total importado no mês. Com esse grande crescimento nas importações a corrente de comércio cresce 86,3% no mês e o saldo fica negativo em USD 34 milhões. Nesse sentido, vale reforçar que o RN tradicionalmente importa basicamente bens de capital e insumos produtivos industriais,  agrícolas e portanto saldos positivos não são necessariamente positivos para nossa economia. Apesar do grande crescimento da geração de  energia eólica no RN nos últimos anos, pouco desses equipamentos foram importados diretamente por empresas do RN, não tendo a grande parte dessas importações sido registradas na nossa balança comercial.

 

As exportações de melões na safra 2020/2021, período de agosto de 2020 a janeiro deste ano,  estão 7,2% menores enquanto as exportações de melancias estão 10,6% maiores  que no período correspondente da safra anterior.