FIERN discute implicações da pandemia e das medidas restritivas

26/03/2021   17h50

A atual situação da pandemia no Rio Grande do Norte e as implicações das medidas restritivas ao funcionamento do comércio e serviços marcaram a reunião desta sexta-feira da Diretoria da FIERN. O presidente da Federação das Indústrias, Amaro Sales de Araújo, disse que o assunto foi tratado também em encontro com dirigentes de demais entidades empresariais do Estado, na quinta-feira, e deverá ser tema de um documento a ser levado na próxima semana ao governo com o posicionamento da indústria e do setor produtivo.

Durante a reunião, realizada logo depois da Assembleia Geral Extraordinária da Federação, que foi realizada por videoconferência, o coordenador do Mais RN, José Bezerra Marinho, e assessor técnico de Economia e Pesquisa da FIERN, Pedro Albuquerque, apresentaram um panorama dos índices mais atualizados da situação da covid-19 no Rio Grande do Norte.

Os levantamentos atualizados do Observatório Covid, acompanhamento feito pelo Mais RN da pandemia no Estado, mostram que houve uma redução dos índices de transmissão do coronavírus no Rio Grande do Norte, o que demonstraria resultados obtidos sem necessidade de fechamento generalizado das atividades econômicas.

Pedro Albuquerque também apresentou um panorama da conjuntura econômica do Rio Grande do Norte diante da implicações da pandemia. Ele citou dados que apontam que houve um aumento de prejuízos nas empresas e dos índices de desemprego, queda de renda e crescimento da desocupação em 2020. A tendência, se persistiram as restrições neste ano, é que o problema se repita e até se acentue neste ano.

Os diretores da FIERN e representantes dos sindicatos filiados expressaram preocupação com a continuidade de medidas restritivas e defenderam a necessidade avaliação cuidadoso com a proximidade do fim de decreto para que não haja renovação, se os índice de transmissibilidade estão reduzidos.

Participaram da reunião de Diretoria os diretores e representantes de sindicatos Roberto Serquiz, Heyder Dantas, Alberto Serejo, Ivanaldo Maia, Ednaldo Barreto, Silvio Torquato, Antonio Leite, Vinicius Costa Lima, Pedro Terceiro de Melo, Mario Tavares, Arlindo Cavalcanti, Maria da Conceição Tavares, Silvio Bezerra, José Garcia, Francisco Soares, Marcelo Rosado, Gustavo Motta, Heuler Matos, Gabriel Calzavara, Patricio Medeiros, Sergio Freire, Edilson Trindade, Jaedson Dantas, Sergio Azevedo, Cesario Melo, Francisco Vilmar Segundo, Djalma Cunha Jr e Juviano Oliveira.

Conselho de Representante

O Conselho de Representante da FIERN — em Assembleia Geral Extraordinária da FIERN, nesta sexta-feira (26), antes da reunião da Diretoria da entidade e em momento distinto — aprovou a autorização para a regularização do registro de imóvel do edificío-sede da Casa da Indústria.