CIN-FIERN divulga exportações do RN de março e acumulado 2021

14/04/2021   10h59

As exportações do RN no 1º trimestre deste ano ficaram 26,2% menores que as do mesmo período do ano passado. Melões, melancias, peixes, açúcar e tecidos de algodão foram os produtos com maiores valores exportados respectivamente.

As exportações de março ficaram 49,9% menores que as de março de 2020 e 42,4% menores que as de fevereiro deste ano. Com a safra de melões e melancias chegando ao fim, é esperado que março seja um mês mais fraco que fevereiro em valores exportados. Em março de 2020, entretanto, houve registros acumulados de embarques de sal de meses anteriores, o que explica a grande diferença em relação a março deste ano.

As importações do RN no trimestre cresceram 100% em relação a 2020. Grupos eletrogêneos de energia eólica representam 49% do total importado no período e, embora isso resulte num saldo negativo de US$ 18.7 milhões, o fato é muito positivo para nossa economia. Trigo, coque de petróleo, polímeros e outros equipamentos elétricos aparecem respectivamente como os outros produtos mais importados no período A Corrente de Comércio, que representa dinamismo internacional da nossa economia, cresce 13,8% em relação a 2020.

A safra de melões 2020/21, de agosto do ano passado a março deste ano, apresenta um resultado de -1,4% em relação ao idêntico período de safra 2019/20, enquanto a safra de melancias apresenta crescimento de 13,6% na mesma comparação.

Centro Internacional de Negócio da FIERN

O CIN-FIERN oferece os serviços necessários para que sua empresa inicie ou aprimore seu processo de internacionalização de maneira competitiva e sustentável. Integrante da Rede Brasileira de Centros Internacionais de Negócios – Rede CIN -, presente nas Federações de Indústrias dos 27 estados brasileiros e Distrito Federal, O CIN-FIERN proporciona ao empresário do RN importantes oportunidades de parcerias internacionais, participação em feiras e missões internacionais acessíveis aos empresários de todos os estados.

Confira os dados:

Exportações do RN – Março e acumulado 2021