2º Workshop Ecossistema Local de Inovação será na próxima quinta-feira, 29

27/04/2021   13h00

O 2º Workshop Ecossistema Local de Inovação (ELI) acontecerá na próxima quinta-feira, dia 29 de abril, a partir das 9 horas. O evento será virtual e transmitido pela plataforma Teams. O Workshop vai discutir o plano de ação elaborado para este ano, através da parceria firmada por instituições potiguares, mobilizadas por intermédio da Comissão Temática de Inovação, Ciência e Tecnologia – COINCITEC, presidida pelo empresário Djalma Barbosa da Cunha Júnior, e que integram o ELI – Ecossistema de Inovação Local.

Entre os interessados na discussão do evento estão empresas, instituições de ensino e pesquisa e órgãos públicos voltados à Inovação.

Com a metodologia do ELI – Sebrae foram identificados os municípios e instituições com potencial de inovação, a partir da análise de variáveis técnicas. Esses parâmetros envolvem potencial tecnológico, como cursos de mestrado e doutorado em áreas como Engenharia, Biotecnologia, entre outros, bem como vocação produtiva em diferentes segmentos com potencial na área de inovação e tecnologia.

Após esse mapeamento, iniciou-se a construção de planos de intervenção junto com os atores de inovação locais para preencher lacunas e potencializar o desenvolvimento regional, ancorado nas atividades de inovação.

O Ecossistema Local de Inovação passou por diferentes fases metodológicas, em Natal, sua construção conta com um ambiente colaborativo, com prioridade para ações de interesse junto aos setores produtivos, academia e governos.

Nesta etapa metodológica a FIERN, com a atuação da Comissão Temática de Inovação, Ciência e Tecnologia – COINCITEC, assumirá sob um novo modelo de governança na estruturação e apoio para implementação de Planos de Ações, organizados junto aos parceiros que integram o colegiado.

Os planos de ação compreendem os temas: Inovação, ciência e tecnologia (líder, professora Sibele Pergher, pró-reitora de Pesquisa da UFRN); Educação e Formação, Empreendedorismo – Talentos (Rodrigo Romão, diretor do IMD); Questões Regulatórias e Políticas Pública (Irani Santos, coordenadora de Inovação da SEDEC); Financiamento e fomento (David Xavier de Souza Góis, diretor de Mercado e Tecnologia SEBRAE).

Essa estruturação contribuirá significativamente para o avanço e fortalecimento do ecossistema de Inovação no RN, com novas oportunidades Tecnológicas e científicas com aplicação mercadológica.

Link de Acesso ao Evento: https://bit.ly/32HvCkQ.