CAGED: No RN indústria lidera contratações do mês de setembro com 1994 vagas abertas

28/10/2021   10h48

 

No mês de setembro o Rio Grande do Norte registrou novas 6.302 contratações de mão de obra com carteira assinada, correspondente ao saldo resultante da diferença entre 17.487 admissões e 11.185 desligamentos, com incremento de 1,38% no total de empregados. Em termos de volume, o saldo de vagas criadas só foi inferior ao de agosto, mês que costuma coincidir com o ápice das contratações temporárias da fruticultura e da moagem da cana-de-açúcar, e assinalou a geração de +7.381 novos vínculos.

 

A principal explicação para o desempenho de setembro ainda é, predominantemente, sazonal, que também inclui a indústria de transformação. E esta, continua processando encomendas de fim de ano. Mas, independentemente do contexto estacional, verifica-se um aumento nos níveis de contratação pela Construção civil. Os Serviços, por sua vez, vêm retomando suas atividades de forma mais consistente, à medida em que regridem os índices de contágio pela Covid-19 e aumentam as interações presenciais entre grupos de pessoas.

 

A liderança das contratações no mês ficou, mais uma vez, à cargo do conjunto da Indústria, com +1.994 vagas abertas. Em segundo lugar, despontaram os Serviços (total de +1.896), com destaque para alojamento e alimentação. A Agropecuária (+1.634) continuou abrindo postos de trabalho, pelo quarto mês seguido, puxada, principalmente, pelo Cultivo de melões, de outras lavouras temporárias e de Lavouras permanentes.

 

O Comércio, finalmente, gerou saldo de +778 vagas. É importante destacar que, no mês de setembro, praticamente não se verificaram destaques desfavoráveis configurados por saldos negativos de empregos com carteira no estado. O recuo em relação a agosto pode ser visto mais como uma contingência sazonal, mas este aspecto a metodologia do CAGED não corrige.

 

Ainda sobre a metodologia do Novo CAGED, chamamos a atenção para que é um modelo de Estimativas, transitório, até que o E-social passe a vigorar definitivamente. É possível admitir que dados referentes a desligamentos sejam subnotificados. Nestes casos os saldos de vagas criadas ficariam superestimados.

 

No período janeiro-setembro, do total de +30.046 vagas com carteira abertas no Rio Grande do Norte, calcula-se que +8.619 tenham sido geradas pela Indústria (28,7%), e que das +37.919 dos últimos 12 meses, o setor tenha contribuído com, aproximadamente, 9.478 (25%). Quanto ao total de empregados em regime de CLT, com os últimos dados, o Novo CAGED os estima em 462.287, dos quais 105.136 (22,7%) em atividades industriais.

 

Clique no link abaixo para acessar a íntegra da SÍNTESE NOVO CAGED – SETEMBRO DE 2021:

https://www.fiern.org.br/wp-content/uploads/2021/10/Sumario-Novo-Caged-setembro-2021.pdf