Durante visita de Bolsonaro, presidente da FIERN destaca importância de Oiticica e da transposição para RN e Nordeste

9/02/2022   15h44

Com a visita do presidente Jair Bolsonaro à Barragem de Oiticica, em Jucurutu, e a conclusão do projeto de integração dos eixos Norte e Leste do rio São Francisco, em Jardim de Piranhas, o presidente da Federação das Indústrias do Rio Grande do Norte (FIERN), Amaro Sales de Araújo, ressaltou a importância dessas obras para a economia e a indústria do RN. Amaro participou, acompanhado do diretor primeiro secretário, Heyder Dantas, e do diretor primeiro tesoureiro, Roberto Serquiz, da solenidade realizada, nesta quarta-feira (9), em Jucurutu, com a presença do presidente da República, ministros de Estado e parlamentares.

Praticamente concluída, a Barragem de Oiticica vai atender cerca de 330 mil pessoas de oito cidade potiguares e permitir uma ampliação de até 10 mil hectares da área irrigada da Bacia de Piranhas-Açu. Desde 2019, foram disponibilizados cerca de R$ 300 milhões para a estrutura.

“A FIERN parabeniza o presidente Bolsonaro e o ministro Rogério Marinho por essa grande obra que traz ao povo do Rio Grande do Norte a esperança do fazer”, disse o presidente da FIERN, ao observar que a obra traz a possibilidade do setor industrial potiguar atrair novos empreendimentos e ter uma economia mais pujante. “Água é vida e desenvolvimento”, declarou.

O presidente Jair Bolsonaro frisou a atuação do governo com ações e obras no Nordeste e reforçou a importância disso para o povo a ser beneficiado na região.

Quanto à conclusão do projeto de integração dos eixos Norte e Leste do São Francisco, quando todas as obras complementares estiverem concluídas, mais de 16,47 milhões de brasileiros, de 565 municípios de sete estados nordestinos serão beneficiados.

Desde 2019, foram investidos R$ 3,49 bilhões para que a água do São Francisco pudesse chegar ao Ceará e ao Rio Grande do Norte e, também pelo Eixo Norte, à Paraíba – o estado já é atendido, desde 2017, pelo Eixo Leste.

À época em que esteve na presidência da Associação Nordeste Forte, Amaro Sales participou de diversas reuniões sobre a transposição com o MDR e a Confederação Nacional da Indústria (CNI).

O presidente da FIERN recordou que, desde 2014, o MAIS RN elencou a obra de transposição como um dos projetos essenciais e decisivos para o crescimento e desenvolvimento sustentável do Rio Grande do Norte e região Nordeste. Com as obras desenvolvidas pelo Governo, o presidente da FIERN afirmou que “o Nordeste não é problema, o Nordeste é solução”.