SENAI-RN inicia o ano em crescimento com salto em demandas por qualificação, serviços e tecnologias nas áreas têxtil, de petróleo e gás

25/03/2022   17h48

Números foram detalhados pelo diretor regional da instituição, Emerson da Cunha Batista, que prevê tendência de expansão também para o restante do ano

Demandas extraordinárias de indústrias do setor têxtil e de confecções fizeram a busca por qualificação profissional disparar no SENAI do Rio Grande do Norte este ano, catapultando o número global de matrículas da instituição, com superação de metas em janeiro. Na área de soluções em tecnologia e inovação, que abrange serviços técnicos especializados, consultorias, pesquisa, desenvolvimento & inovação, também houve um salto no período, puxado por indústrias de petróleo, gás e energia. Para o ano, a perspectiva é de mais expansão.

Os resultados e perspectivas para o desempenho em 2022 foram apresentados nesta sexta-feira (25) durante reunião do Conselho Regional da instituição, liderado pelo presidente do Sistema FIERN, Amaro Sales de Araújo.

O diretor regional do SENAI-RN, Emerson da Cunha Batista, detalhou os números. No campo da educação, apresentou ele, os dados apontam avanço de 340% em número de matrículas para cursos profissionalizantes, em relação à meta estipulada para o período. Na área de iniciação profissional, a expansão superou 9.000%. Em qualificação e aperfeiçoamento/especialização, houve alta superior a 800%. O crescimento foi generalizado.

“A evolução em janeiro foi absurdamente fora da curva, em função de uma demanda extemporânea, que recebemos no final de dezembro, da indústria local”, disse ele, detalhando que uma empresa do setor têxtil beneficiada por programa do Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT) ofereceu capacitação integral a todos os colaboradores e outra da indústria de confecções intensificou a contratação de jovens aprendizes no período, com consequente necessidade de qualificação.

“Foram matrículas realizadas em dezembro em cursos que se estenderam até o início do ano, impactando os resultados de janeiro”, acrescenta. “Mas se a gente isolar essa atipicidade, o comportamento no mês foi, de toda forma, melhor do que em 2020 e 2021. Foi um mês de crescimento com reforços”, complementou ainda.

O Conselho Regional do SENAI-RN é liderado pelo presidente do Sistema FIERN, Amaro Sales de Araújo. A reunião foi realizada na SESI Escola, em Natal

Serviços e Inovação
No campo das soluções em tecnologia e inovação, que abrange serviços técnicos especializados, consultorias, pesquisa, desenvolvimento & inovação, além de metrologia – com serviços de ensaios e calibração – os atendimentos avançaram 865% em janeiro, puxados especialmente por indústrias de óleo e gás.

“A expansão é influenciada por contratos de serviços e consultorias relacionados à produção de petróleo na Bacia potiguar e, fora do Rio Grande do Norte, relacionados ao gás”, observou Batista.

A expectativa para o ano é de expansão, puxada fortemente também por empresas de energias renováveis.

“No plano local começamos o ano em crescimento e a perspectiva é que a expansão se mantenha, salvo fatores externos. Estamos com expectativa de crescimento pela força das eólicas e pela força da retomada do petróleo”, frisa Batista.

“Tanto no campo da educação, quanto de PD&I e dos serviços, se considerado o contexto normal, a tendência é de expansão no contexto dessas atividades. Também temos previsão de crescer mais este ano com o Pró-sertão”, acrescenta ainda o diretor, fazendo referência ao programa Pró-sertão, que desde 2013 tem estimulado a estruturação de pequenas fábricas de confecção em cidades do interior para atender a demanda de grandes indústrias. O SENAI-RN atua na iniciativa por meio da qualificação profissional.

SOBRE O SENAI
O SENAI é o maior complexo de educação profissional da América Latina e detentor da maior rede privada de Institutos de Tecnologia e Inovação para a indústria nessa região do mundo. No Rio Grande do Norte, engloba cinco Centros de Educação e Tecnologias: CET (Voltado ao setor da construção civil); CETCM (Voltado às indústrias de alimentos, vestuário e moda); CETIB (cursos diversos para a indústria); CETAB (vestuário, construção e outros), e CTGAS-ER, principal referência do SENAI no Brasil para educação e serviços com foco nas indústrias de energias renováveis e do gás. A atuação no RN se dá ainda por meio do Instituto SENAI de Inovação em Energias Renováveis (ISI-ER), na capital, Natal, e do Instituto SENAI de Tecnologias em Petróleo e Gás (IST-PG), em Mossoró.

Apenas no RN, os serviços oferecidos em janeiro alcançaram indústrias, instituições e profissionais em busca de qualificação de 99 municípios, ou seja, de 59% do território potiguar. No mercado, empresas de todos os portes são atendidas, em setores como energia, alimentos e bebidas, construção civil, têxtil e de confecção e petróleo e gás.