Presidente e diretor da FIERN são agraciados com título de Cidadão Honorário de Caicó

25/07/2022   14h04

O presidente da FIERN, Amaro Sales de Araújo, e o diretor primeiro secretário, Heyder Dantas, foram agraciados com o Título de Cidadão Honorário de Caicó. A entrega da comenda ocorreu no Cellebre Recepções, em sessão solene da Câmara Municipal, com participação do prefeito Judas Tadeu; do juiz de Direito da 3ª Comarca, Luiz Cândido Vilaça, do conselheiro do Tribunal de Contas do Estado Tarcísio Costa; da senadora Zenaide Maia, além de outras autoridades, empresários e lideranças do setor produtivo e parlamentares.

Em pronunciamento, durante a solenidade, realizada na noite de sexta-feira (22), Amaro Sales destacou a capacidade empreendedora do setor produtivo em Caicó e lembrou que esse potencial é uma tradição no município e na região. Ele disse que esse empreendedorismo se expressa em uma produção que conquista mercados com o queijo e a carne do Seridó, além da bonelaria, da confecção e outras atividades do setor alimentício que também são vocações empresariais de Caicó.

“Com tantas riquezas e potenciais do município, esse reconhecimento é ainda mais significativo”, afirmou. Ele citou ainda empresários que tiveram papel de destaque na trajetória de empreendedorismo da cidade, entre os quais Camilo Garcia Dantas, do Café Bangu, que depois teve como sucessor Heyder Dantas.

“O queijo, a carne, a bonelaria, a confecção se destacam, assim como outras riquezas e a capacidade do povo caicoense. Quando ouvimos o empresário Flávio Rocha falar da confecção do Rio Grande do Norte e do país, ele sempre diz que o povo do Seridó tem em suas mãos a prenda bordado, que é escolhido por algumas das principais empresas do setor e isso emociona”, comentou. “Então, é com muita alegria que recebemos essa homenagem, que compartilhamos com esse povo feliz e ordeiro de Caicó. Por isso, é com muita satisfação que agora também posso dizer oficialmente que sou de Caicó”, ressaltou Amaro Sales, que é natural de Natal.

Heyder Dantas também frisou o quanto foi significativa a homenagem. “Claro que já nos sentíamos integrados à comunidade caicoense com tanto tempo de atividade empresarial na cidade e atuação no município. Com o título, há um reconhecimento oficial, que é uma honra; ainda mais nesta entrega em uma festa bonita e com uma confraternização tão expressiva”, afirmou Heyder Dantas.

O empresário nasceu em São Paulo e foi para Caicó ainda criança. Passou um período em Natal a partir da adolescência e, adulto, retornou ao município do Seridó, onde sucedeu o pai na condução na indústria Café Bangu, marca que até hoje está presente no mercado.

O título de cidadania a Amaro Sales foi uma iniciativa do vereador Lobão Filho, com aprovação dos demais integrantes da Câmara. Ele disse que tomou a iniciativa, ao levar em consideração a atuação de Amaro Sales para o desenvolvimento de Caicó e do Estado e à liderança que exerce em defesa do setor produtivo potiguar.

O vereador destacou também a atuação de Heyder Dantas em apoio à cultura, ao lazer e a atividades que proporcionam a geração de emprego e renda na cidade. A homenagem a Heyder Dantas foi iniciativa do vereador Max Azevedo, aprovada em plenário pelos demais parlamentares do município.

A entrega de títulos e comendas Vila do Príncipe é, anualmente, concedida na primeira sexta-feira da programação da Festa de Santana. Os vereadores propõem em sessão ordinária o projeto decreto com o nome do agraciado e este é deliberado e segue tramitação para ser votado em sessão entre os vereadores.

Principal cidade do Seridó

A cidade de Caicó é considerada a principal cidade da região do Seridó. Localizada na zona central do estado, distante 282 km da capital, Natal. Seu território ocupa uma área de 1.228,584 km², o equivalente a 2,33% da superfície estadual, posicionando-o como o quinto município com maior extensão do Rio Grande do Norte. Sendo a sétima cidade mais populosa do estado, com 68.726 habitantes, em 2021, de acordo com estimativas do IBGE. A indústria da cidade se destaca no setor de bonelaria, concentrando as melhores empresas de produção de bonés do Estado.