Hub de Inovação e Tecnologia do SENAI-RN sedia evento da aceleradora de startups catarinense ShiftT

26/07/2022   15h24

Fábio Caramori, Djalma Barbosa Júnior, Karoll Correia e Amora Vieira representaram a Tupy e o Sistema FIERN

 

Para debater inovação e empreendedorismo na indústria, o Hub de Inovação e Tecnologia (HIT) do SENAI-RN sediou, nesta terça-feira (26), o “ShiftT On The Road”, um encontro promovido pela aceleradora de startups catarinense ShiftT, da multinacional brasileira Tupy. O evento contou com a participação do Diretor de Inovação da FIERN, Djalma Barbosa Cunha Júnior; do Gerente de Inovação e Desenvolvimento de Negócios na Tupy, Fábio Caramori, da líder da ShiftT, Karoll Correia; da CEO da startup potiguar MicroCiclo, Carol Mannicelli e da assessora de Mercado e Projetos do SENAI-RN, Amora Vieira.

 

O programa de aceleração da ShiftT, que está com inscrições abertas até 31 de agosto, também foi apresentado no encontro. O programa busca startups de todas as regiões do Brasil e desembarcou em Natal para explicar as oportunidades que oferece (Clique aqui para saber mais: https://www.shiftt.com.br/).

 

A programação do “ShiftT On The Road” começou com uma apresentação do diretor da FIERN, que preside a Comissão Temática de Inovação, Ciência e Tecnologia da Federação (COINCITEC). Djalma Júnior apresentou a história e atuação da COINCITEC. “Nossa comissão surgiu com o objetivo de propor inovação e tecnologia para os empreendedores do estado. Para isso acontecer, nos reunimos com diversos outros atores do ecossistema de inovação, como o Sebrae, instituições acadêmicas, empresas e poder público”, explica Djalma.

 

O diretor de Inovação do Sistema FIERN, Djalma Barbosa Júnior, falou sobre o ecossistema de inovação potiguar

 

“Nosso ecossistema já é iniciado, mas não tão maduro quanto em outras regiões. Temos parques tecnológicos e incubadoras com trabalhos avançados, como no Instituto Metrópole Digital e no IFRN, mas o ambiente de inovação local precisa de mais amadurecimento”, afirma o diretor da FIERN.

 

Se dirigindo à líder da ShiftT, Djalma ressaltou a intenção do Sistema Indústria potiguar em apoiar atividades da empresa no estado. “Quando vocês chegam, enquanto aceleradores, temos uma grande oportunidade de agilizar esse processo de amadurecimento não só das empresas encubadas, como também do nosso ecossistema. Por isso, Sistema Indústria está à disposição para apoiar qualquer atividade que a ShiftT precise realizar”, declarou.

 

A CEO da MicroCiclo também falou sobre a importância de iniciativas como a ShiftT. Fundada em agosto de 2019 por pesquisadoras das áreas de genética ambiental e microbiologia de petróleo na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), a MicroCiclo tem a missão de ressignificar o tratamento de resíduos oleosos usando a ciência como maior aliada.

 

 

Evento incluiu painel de discussão mediado pelo SENAI sobre desafios geográficos e culturais da inovação na indústria

 

“O processo de incubação e aceleração foi essencial, porque em contato com as indústrias que atenderíamos, percebemos que a demanda maior era por soluções de prevenção, então passamos a pensar também nesse sentido”, aponta Carol.

 

Ela também comentou sobre as dificuldades em empreender. “Me pergunto qual foi o dia que não pensei em desistir. Além da questão de empreender e trabalhar em um cenário de incerteza, com um mercado não muito bem definido, há a questão de ser mulher”, destaca.

 

“Nunca havia pensado nessa questão, mas quando decidi empreender, entendi a dificuldade de ser mulher no mercado de startups e inovação”, disse a CEO da MicroCiclo.

 

Amora Vieira, que lidera a estratégia de diversidade do SENAI-RN, e Karoll Correia, da ShiftT, destacaram durante o debate iniciativas que têm buscado em diferentes frentes do mercado a quebra de barreiras geográficas e de gênero para promover um ambiente de negócios e desenvolvimento com oportunidades para todas as pessoas.

 

O gerente de Inovação e Negócios do SEBRAE-RN, David Góis, também participou do evento.

 

‘Inovar e elevar o patamar do país’

 

A ShiftT — aceleradora que quer contribuir para o desenvolvimento de negócios e soluções inovadores – nasceu no Brasil a partir da estratégia de inovação da Tupy, multinacional brasileira que desenvolve e produz componentes estruturais em ferro fundido de elevada complexidade geométrica e metalúrgica, há aproximadamente 80 anos.

 

“Pensamos muito em somar as diferenças e fortalezas do Brasil para fazer inovação e levar nosso país a outro patamar”, explica a líder de aceleração da ShiftT, Karoll Correia. No evento desta terça, ela explicou a história da Tupy, que surgiu com um empreendimento similar ao conceito de startup, ainda no final da década de 1930.

 

“A Tupy é uma grande empresa, que tem uma longa história no setor de fundição e é voltada ao B2B [business to business, ou seja, com soluções voltadas para outros negócios]. Por isso, o objetivo da ShiftT é fazer com que a Tupy cresça com essa atuação, mas também acelerando outros negócios de outros setores”, explica Karoll.

 

Oportunidade

O programa de aceleração de 2022 da ShiftT está com inscrições abertas até o dia 31 de agosto, no site ShiftT.com.br. Além da conexão com toda a estrutura da Tupy, os empreendedores selecionados vão passar por mentorias exclusivas, aplicadas por cerca de 30 profissionais da companhia, com experiência em diferentes áreas de conhecimento.

 

“A ideia é que a startup que participa conosco olhe para trás, no final, e diga ‘estou mais forte'”, ressaltou o gerente de Inovação e Desenvolvimento de Negócios na Tupy, Fábio Caramori, durante o evento.

 

Podem participar startups que se encaixem nas seguintes frentes:

• Sinergia com o Negócio: soluções que proponham inovação significativa e que possam ser escaladas rapidamente com o apoio da Tupy;

• Desenvolvimento Sustentável: negócios economicamente viáveis, que promovam impacto socioambiental positivo;

• Digital e Indústria 4.0: geração de valor a partir da aplicação de tecnologias emergentes, que impulsionem a jornada de transformação digital da Tupy;

• Modelos de Negócios Inovadores: iniciativas que proponham novas formas de abordar os desafios encontrados nas cadeias de valor da Tupy.