Reunião do Conselho do SESI-RN destaca ações de Compliance e atendimento às indústrias

27/07/2022   12h49

O atendimento à indústria potiguar e ações para implementação do Programa de Compliance no Sistema FIERN, como reuniões com gestores e nas unidades operacionais, foram destacados na reunião do Conselho Regional do Serviço Social da Indústria (SESI-RN), na manhã desta quarta-feira (27), na Casa da Indústria.

O presidente da FIERN e do Conselho Regional do SESI-RN, Amaro Sales de Araújo, destacou a importância do atendimento às empresas e implementação do Programa Corporativo de Compliance. “Tivemos várias ações planejadas para o melhor atendimento às indústrias feitas pelo SESI-RN. E também já passamos para o IEL-RN a missão de levar o compliance para as empresas’, diz o presidente.

Ele solicitou que os princípios básicos do programa sejam transmitidos também às escolas da rede SESI no Rio Grande do Norte. “Vamos a partir de agora inserir noções de compliance em nossas escolas, para que os princípios já sejam integrados à educação, explicou Amaro Sales.

A Gestão do Programa Corporativo de Compliance estabelece procedimentos para prevenir, detectar e remediar riscos relacionados ao cumprimento de leis e regulamentos sob a perspectiva da ética e da integridade. O compliance tem a função de fazer cumprir as normas para evitar situações que enfraqueçam o Sistema FIERN no mercado e possam retirar sua credibilidade.

O diretor primeiro secretário da FIERN, Heyder Dantas destacou o comprometimento das equipes e dos gestores para realização das ações. “Compliance, LGPD, são ferramentas essenciais para o mundo dos negócios na atualidade, que precisam estar presentes nas empresas”, corrobora o diretor.

Já o conselheiro Gabriel Calzavara, presidente do SINDIPESCA-RN, também reforçou a importância do compliance e que o programa possa abranger também os sindicatos filiados à FIERN.

Em sua apresentação, o superintendente do SESI-RN, Juliano Martins, mostrou os números de atendimentos realizados pela atendida no período de janeiro a julho deste ano, com destaque para às empresas industriais. “Tivemos 22.707 indústrias atendidas, ao todo 32.324 CNPJ’s de empresas atendidas com serviços na área de segurança e saúde na indústria (SSI)”, disse.

Entre as ações apresentadas pelo superintendente destaque ainda para a área da saúde, programa legais SST, avaliação ambiental, análises ergométricas do trabalho, laudos e consultas operacionais. E eventos como a Festas Juninas, momentos cívicos nas SESI Escolas, visita de campo à Usina Brejuí, em Currais Novos/RN; além de ações das unidades da Indústria do Conhecimento.