“Chá Literário” estimula interesse dos alunos da SESI Escola pela leitura de clássicos brasileiros

5/10/2022   10h15

 

Em uma iniciativa para estimular o interesse pelos livros e o hábito de leitura, a bibliotecária escolar Jéssica Souza Martins e a professora de Língua Portuguesa Kêmila Samara Bichara Silva organizaram um encontro literário na Biblioteca Escolar Álvaro Coutinho da Motta, da SESI Escola de São Gonçalo do Amarante.

 

Neste encontro, denominado “Chá Literário”, os alunos da 9ª Série da Escola receberam as obras literárias clássicas brasileiras usadas como ferramentas de ensino, desenvolvimento da leitura e produção textual.

 

No mais recente “Chá Literário” na SESI Escola de São Gonçalo, as obras selecionadas foram “Dom Casmurro”; “Contos de Machado de Assis”; “Memórias Póstumas de Brás Cubas”, de Machado de Assis, além de “Senhora”, de José de Alencar; e “O cortiço” de Aluísio Azevedo.

 

As atividades de leitura foram com a turma da 9ª Série, na Biblioteca Escolar Álvaro Coutinho da Motta, durante as aulas de português. Para a execução da atividade, os alunos organizaram-se em grupos e receberam a orientação de além da leitura realizar pesquisa sobre o contexto histórico da publicação da obra e como produto final produzir um poema de 7 estrofes, com 5 a 7 versos, com base na obra estudada.

 

Na ocasião, os alunos realizaram a discussão das obras, como também a socialização e declamação dos poemas. Além disso, para o ato, a aluna Anny Karolinny, do 8º ano, foi convidada para apresentar a produção e declamação de poemas de sua autoria.

 

Para o aluno Wellyson Roberto da Silva foi uma atividade que saiu da rotina. “Pude aprender mais sobre a literatura brasileira e conhecer o ‘Machado de Assis’, nunca tinha lido nada sobre ele”, comenta. Ele afirma que “no início do livro a leitura foi difícil de compreender o texto, porque há muitas palavras que não usamos no nosso dia a dia, mas com leitura e o uso das notas de rodapé consegui entender e produzir minha parte do poema”.

 

A bibliotecária Jéssica avalia que “foi notório o envolvimento e o desempenho da turma”. “Todos colaboraram com ação e demostravam interesse nas obras estudadas. Ter o incentivo de conhecer os clássicos da literatura brasileira fortalece a compreensão da identidade cultural e a visualização de outras perspectivas da história do nosso país. Além disso, a leitura pode ser mais fácil e divertida, ainda mais quando a fazemos em conjunto”, destaca.

 

Já a professora Kêmila Bichara considera que as “ações proporcionam ao aluno a oportunidade de novos conhecimentos, seja na leitura ou na produção textual. A maturidade da leitura e escrita vem com o passar dos anos, e atitudes impulsionam tais habilidades”.