AES Brasil e SENAI-RN abrem inscrições para Especialização gratuita em energia eólica para mulheres

10/10/2022   16h31

Inscrições para o processo seletivo começam nesta terça-feira, 11. A especialização será oferecida de forma gratuita, com aulas online e um encontro presencial

A AES Brasil, geradora de energia elétrica 100% renovável, e o Centro de Tecnologias do Gás e Energias Renováveis (CTGAS-ER), do SENAI-RN, dão largada nesta terça-feira (11) ao período de inscrições para processo seletivo da primeira Especialização Técnica em Manutenção e Operação de Parques Eólicos, para mulheres, no Rio Grande do Norte. O estado é líder nacional em geração de energia eólica em terra.

A especialização será oferecida de forma gratuita, com aulas online (ao vivo) e um encontro presencial, na sede do CTGAS-ER, em Natal. O Centro é a principal referência do SENAI no Brasil em formação profissional para as indústrias de energias renováveis e do gás.

De acordo com o edital, serão disponibilizadas 60 vagas. O objetivo é aumentar a inclusão feminina na atividade, onde profissionais do sexo masculino predominam.

O início das aulas está programado para o início do próximo ano, em data a ser divulgada. A carga horária será de 460 horas – o equivalente a aproximadamente seis meses de curso.

COMO PARTICIPAR

As inscrições para o processo seletivo serão realizadas exclusivamente pela internet, com formulário disponível no link https://bit.ly/3fvjjl3, a partir das 7h desta terça.

O prazo será encerrado às 23h59 de 21 de outubro, ou antes dessa data, se atingido o limite de 1.000 candidatas.

Para participar da seleção, é preciso ter concluído o ensino médio; possuir no mínimo 18 anos; ter comprovante de residência fixa no Rio Grande do Norte e de formação técnica em ao menos uma das seguintes áreas: elétrica, mecânica ou segurança do trabalho.

O processo seletivo inclui conferência de informações e documentos apresentados no ato da inscrição e, nas etapas seguintes, provas de Português, Matemática e Redação, além de entrevista técnica.

O edital está disponível, na íntegra, no site do SENAI-RN: www.rn.senai.br/publicacoes/.

OPORTUNIDADES

Assinatura do contrato para programa de capacitação voltado a mulheres foi realizada em setembro, durante reunião no governo | Foto: Renata Moura

Durante a assinatura do contrato para realização do programa de capacitação, a CEO da AES Brasil, Clarissa Sadock, explicou que o objetivo é ampliar o acesso a oportunidades de qualificação profissional e emprego em um setor que está em franca expansão, além de preparar a potencial força de trabalho feminina para futuras vagas que a empresa vai abrir, no Complexo Eólico Cajuína.

O contrato foi assinado durante reunião na sede do governo do Rio Grande do Norte, em setembro, com a presença da governadora, Fátima Bezerra, do presidente do Sistema FIERN, que engloba SENAI, SESI, IEL e Federação das Indústrias do Estado, Amaro Sales de Araújo, de prefeitos, prefeitas e de outros integrantes do SENAI-RN, do governo e da empresa.

O Complexo Eólico Cajuína está em construção no estado, com entrada em operação prevista para 2023. “Nós já fizemos um programa de formação de mulheres bem-sucedido na Bahia e aqui no Rio Grande do Norte, onde o empreendimento é muito maior, trazemos essa iniciativa em outro patamar”, disse Clarissa.

“A intenção”, segundo ela, “é formar 60 mulheres, contratar uma porção desse número e deixar, também, um legado para outros empreendimentos locais terem mais pessoas de alta capacidade técnica e com formação específica para poder desempenhar essas atividades”.

Clarissa Sadock, CEO da AES Brasil: Intenção “é formar 60 mulheres, contratar uma porção desse número e deixar, também, um legado para outros empreendimentos locais”

Rodrigo Mello, diretor do SENAI no Rio Grande do Norte, destaca que a parceria do CTGAS-ER com a AES Brasil está alinhada à estratégia da instituição com foco nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), em prol de avanços em áreas como oferta de educação de qualidade, redução das desigualdades e igualdade de gênero.

O diretor do SENAI observa que o setor de energias renováveis é um dos que mais crescem na economia e que promover o acesso à educação, para potencializar oportunidades também para a população feminina, é fundamental.

“Nós sabemos que os homens predominam, que os postos de trabalho na atividade, hoje, não são ocupados de forma igualitária. Então ter uma gigante do setor realizando esse investimento, com uma iniciativa absolutamente prática para formação profissional das mulheres, é uma contribuição importante para tornar o ambiente na cadeia produtiva o mais igualitário possível”, acrescenta Mello.