Especialistas discutem em Natal cenários e desafios para o setor de energias limpas

3/11/2022   16h12

A potência fiscalizada no RN chega a 7 GW, com apenas 1 GW é possível garantir o fornecimento para todo o Nordeste (Foto: Moraes Neto)

 

Considerado um dos estados brasileiros com grande potencial para produção de energias limpas, o Rio Grande do Norte assume o protagonismo nos debates para se construir as bases de futura política de transição energética no país na direção à descarbonização dos transportes, edificações e indústrias, almejada em todo o mundo. De acordo com informações do Centro Brasileiro de Relações Internacionais, o setor de energia do país responde por somente 19% das emissões de gases de efeito estufa, enquanto em todo o globo esse percentual de emissões do segmento chega a níveis de 76%. Isso porque mais de 72% da matriz energética brasileira já era de fontes limpas.

 

Especialistas e representantes de instituições públicas e privadas de todo o país, a partir da próxima semana, estarão reunidos em Natal para discutir a centralidade das energias renováveis e o mercado.

 

O encontro ocorre durante o Fórum de Energias Renováveis 2022 – Energia sem Limites, que será realizado nos dias 8 e 9, no hotel Holiday Inn, com pelo menos 31 especialistas discutindo e abordando as principais temáticas ligadas à produção de energias limpas e mercados para pequenas empresas junto aos players do setor como estratégia para o desenvolvimento do Brasil.

 

O evento será transmitido dentro da programação remota da Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas (COP 27), que começa presencialmente nesta quinta-feira (3) e vai até o dia 16, na cidade do Cairo, no Egito. O fórum é promovido pela Federação das Indústrias do RN (Fiern), o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI-RN) e pelo Sebrae no Rio Grande do Norte, com apoio de diversas instituições parceiras, iniciando as ações do Polo Sebrae de Energias Renováveis. Para participar, as inscrições podem ser feitas no site do evento (www.forumdeenergias.com.br).

 

O Fórum irá trazer uma diversidade de temas em duas arenas simultâneas: Arena Solar e Arena Eólica, onde estão previstos para ocorrer 34 painéis temáticos. Além disso, haverá também os espaços Talk e Network, que servirão para os participantes ampliarem o conhecimento sobre gestão e relacionamentos, visando fomentar novos negócios neste segmento.

 

Energia sem limites

De acordo com a gerente da Unidade de Desenvolvimento Setorial do Sebrae-RN, Lorena Roosevelt, os palestrantes vão debater a questão da transição energética do país a partir de diversos tópicos, que estão intrinsecamente vinculados a políticas de investimento, mercado, Regulação e integração das matrizes. “Esta edição do fórum vai abordar assuntos ligados às principais fontes de energia limpa, sobretudo nas áreas de energias eólica e solar, além do carbono, biogás e hidrogênio verde”.

 

Na área de energia solar, há temas importantes a serem discutidos, como Regulação, Novas Tecnologias, Mercado de Carbono, Mercado Livre de Energias, Tendências para o setor de energia para o Brasil, participação feminina nas energias, desafios para inserção profissional no mercado de energia, biogás e hidrogênio verde, mobilidade elétrica. Entre outros assuntos relevantes que serão tratados, estão a diversidade e inclusão na energia solar, financiamento, marketing e vendas para o segmento de energias.

 

Segundo dados da Associação Potiguar de Energias Renováveis (APER), no RN existem 32.224 sistemas conectados de energia solar fotovoltaica, correspondendo a uma potência instalada de 321,4MW com crescimento de 80% em 2022 comparando com 2021.

 

Força dos ventos

A energia eólica também entra em pauta no evento, uma vez que o Rio Grande do Norte é um dos estados expoente nesse tipo de produção, ocupando a primeira posição com aproximadamente 7 GW de potência. Para se ter dimensão do que isso representa, basta saber que 1 GW já é o suficiente para abastecer a população de todo o Nordeste de sobra. O estado conta com 218 parques eólicos, sendo o segundo no país em número de parques, e atualmente gera um quarto da energia eólica no Brasil. O cenário para exploração desse potencial no mar – o chamado setor eólico offshore – também entra no rol de análises do fórum, ao debater os desafios do futuro nessa área.

 

Que profissionais a nova indústria de energia eólica do Brasil vai contratar? Onde estão as vagas de emprego e como aumentar as chances de conquistar a sua? Como as mulheres estão ingressando e podem ingressar mais na atividade? E qual o futuro do setor no Rio Grande do Norte, o estado que lidera a geração eólica?

 

Essas e outras questões serão discutidas nos dias 08 e 09 de novembro, na Arena de Energia Eólica que o SENAI-RN vai comandar no “Fórum de Energias Renováveis”.

 

A apresentação de uma análise inédita do MAIS RN, núcleo de pensamento e planejamento estratégico do Sistema FIERN, elaborada a pedido do SENAI, será um dos destaques, apontando como a energia eólica faz crescer a economia nos municípios.

 

Representantes da empresa pública alemã GIZ, da Empresa de Pesquisa Energética (EPE) e das gigantes do setor eólico Vestas e AES Brasil estão entre os nomes confirmados na grade de palestrantes da Arena.

 

Por Agência Sebrae