SESI Escola São Gonçalo do Amarante realiza II Semana do Empreendedorismo

4/11/2022   12h18

A SESI Escola da São Gonçalo do Amarante (SGA) vai realizar, no período de 7 a 11 de novembro, a II Semana do Empreendedorismo Meio Ambiente Social e Governança, uma iniciativa que surgiu da necessidade de estimular a cultura da inovação, economia criativa e sustentabilidade. O evento vai contar com cerimônia de abertura, apresentação dos projetos e feira de negócios.

De acordo com a gerente de educação do SESI-RN, Karenine Medina, há também uma preocupação com os problemas sociais a partir da construção e reflexão sobre o ambiente de negócios e as relações de mercado. Ela explica que o projeto foi desenvolvido ao longo do ano de 2021, em sua primeira edição, e foi continuado em 2022 com estudantes do ensino fundamental II (6º ao 9º ano), sob supervisão da professora Kêmila Samara e do professor Wendell Souza.

“Ao longo deste ano, os alunos tiveram contato com empreendedores, por meio de palestras, e, nas aulas, foram estimulados a construir um negócio, pensar suas características, construir uma identidade para o negócio e a propor e delegar funções. Foram criadas 46 empresas, várias delas focadas nas relações e interações do ser humano com o meio ambiente e destacando-se pela necessidade de se repensar, reduzir, reutilizar e reciclar os recursos disponíveis, uma discussão sempre atual”, relembra.

Ela reforça, que além disso, o uso das redes sociais como instrumento de divulgação dos trabalhos permitiu estabelecer uma reflexão sobre outros usos e funções desses espaços. “Permitiu também a formação de parcerias entre as empresas constituídas pelos alunos das outras turmas, o que é extremamente positivo também para as relações sociais entre os estudantes”, afirma.

Para o diretor da SESI Escola SGA, Anderson Vieira, a realização do evento é muito importante para o estímulo da aprendizagem. “Ao estilo Shark Tank, nossos jovens empresários estão apresentando suas propostas de negócios e já demonstram todo o seu potencial para a criação de empresas funcionais e sustentáveis. Desse modo, eles têm a oportunidade de aprenderem sobre empreendedorismo, educação financeira, responsabilidade social, sustentabilidade, de forma criativa e integrada às suas vivências e realidades sociais”, diz o diretor.

Para a consolidação da escola, que tem sido referência no ensino do Rio Grande do Norte, no âmbito do SESI Nacional, Anderson enfatiza a importância a união da teoria com a prática. “É o momento que os alunos poderão demonstrar, na prática, suas propostas para a criação das empresas que idealizaram ao longo do ano. Nesse momento, irão apresentar a missão, visão, organização financeira, plano de marketing, produtos que serão comercializados, dentre outros aspectos das empresas criadas”, diz.

A SESI Escola SGA é pioneira na região, ao ofertar aos seus estudantes e famílias ensino de qualidade, com metodologias inovadoras, infraestrutura de alto nível, Robótica integrada ao currículo, oportunidades de experienciar nos laboratórios e em lousa digital os conteúdos curriculares e muitas outras possibilidades, com material didático atualizado periodicamente e mensalidades acessíveis para os trabalhadores da indústria e comunidade em geral.

Participam do evento alunos das turmas do Ensino Fundamental II da SESI Escola São Gonçalo do Amarante. O evento é restrito à comunidade escolar da SESI Escola SGA.