
O mercado financeiro segue aumentando as projeções para a inflação em 2023, é o que aponta a atualização da plataforma MAIS RN e Relatório Focus, do núcleo de planejamento estratégico contínuo da Federação das Indústrias do Rio Grande do Norte (FIERN). O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), que é referência do sistema de metas para a inflação, subiu para 5,89% — a décima alta seguida no indicador.
O Produto Interno Bruto (PIB), que é a soma de todos os bens e serviços produzidos pelo país, também teve alta, de 0,76% para 0,80%.
Já a taxa de câmbio do dólar americano segue estável, com a relação de 5,25 para 1, assim como a SELIC, taxa básica de juros da economia e principal instrumento de política monetária, que permanece em 12,75% ao ano.
Esses números integram a plataforma digital do MAIS RN, que tem entre seus serviços a atualização dos dados divulgados pelo Boletim Focus, com as projeções econômicas do Banco Central a partir do levantamento junto ao mercado financeiro.
O Boletim Focus é divulgado semanalmente pelo Banco Central (BC) com a expectativa de 140 instituições financeiras para os principais indicadores econômicos. Sempre que essa divulgação é feita, o Mais RN também atualiza a publicação em seu observatório, com um formato que assegura a compreensão e a agilidade da leitura, em quadros comparativos e com análises objetivas.
Confira os números detalhados do Relatório Focus na plataforma digital do Mais RN: https://bit.ly/3D9wp0p