FIERN e Sindleite participam de lançamento do Matuto Sabido voltado ao setor de laticínios em Janduís

29/05/2023   16h03

A equipe do Espaço Empresarial da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Norte (FIERN) participou de evento de lançamento do projeto Matuto Sabido, promovido pela indústria Laticínio Santa Terezinha, a Matuto Leite e Derivados, no dia 24, no município de Janduís (RN).

O encontro reuniu produtores de seis municípios do Médio Oeste Potiguar, de Janduís, Campo Grande, Triunfo Potiguar, Caraúbas, Messias Targino e Upanema; além do prefeito do município Salomão Gurgel e representantes do Sebrae-RN.

O industrial e presidente do Sindicato das Indústrias de Laticínios e Produtos Derivados do Estado do Rio Grande do Norte (Sindleite-RN), Túlio Veras, explica que o ‘Matuto Sabido’ se trata de uma iniciativa que vai orientar e dar suporte aos produtores de leite.

“O projeto vai levar conhecimento, melhoramento genético, mais informação ao produtor, além de palma forrageira como reserva estratégica para a convivência com a seca. Apresentamos também o biodigestor e o biofertilizante, que vai servir para adubar as plantações, seja palma seja capins, ou seja, os alimentos para os animais”, diz o presidente do sindicato.

Para Túlio Veras, este dia de campo pode conectar o Sebrae aos produtores da indústria de laticínios associada ao Sindleite. “No lançamento do projeto ‘Matuto Sabido’ fizemos a intermediação junto ao produtor, participaram mais de 50 produtores ao evento dos quais 16 foram selecionados e assinaram o termo de adesão ao Projeto Leite e Genética do Sebrae”, explica.

Os produtores também irão receber 3000 raquetes de palma orelha de elefante, palma resistente a cochonilha do carmim. “Também terão seis visitas técnicas para orientar como plantar, cultivar, tratar doenças e alimentar seus animais, tudo isso sem custo para eles, o lacticínio irá bancar estes custos”, diz o industrial.

O Programa Leite e Genética é um projeto com 12 anos de atuação no estado que conta com, aproximadamente, 30.000 animais nascidos através das biotecnologias de Inseminação Artificial em Tempo Fixo (IATF) e Fertilização In Vitro (FIV).

Marcelo Dantas, gerente do Espaço Empresarial da FIERN, conta que durante toda a manhã da quarta-feira (24), a equipe conversou com empresários e fornecedores da região. “Fizemos uma explanação dos benefícios que se tem ao ser um associado e os serviços oferecidos pelo Sistema FIERN, além da articulação para novas tecnologias”, explica. Marcelo destacou a importância do engajamento do sindicato com os produtores, instituições e órgão fiscalizadores.

Um dos destaques da programação foi a presença da gerente da Caixa Econômica Federal do agro, Helena Pimenta, que apresentou a modalidade de crédito rural para os produtores.

Além deTulio Veras, diretor do Laticínio Santa Terezinha (Matuto) e presidente do Sindleite-RN; o evento contou com participação do sócio do laticínio Santa Terezinha, Tássio Veras; do diretor superintendente do Sebrae RN, José Ferreira de Melo Neto; do prefeito da cidade de Campo Grande/RN, Francisco das Chagas Eufrásio Vieira de Melo (Bibi de Nenca); do vice-prefeito de Campo Grande, Grimaldo Gondim de Oliveira.

Também participaram do lançamento, o analista técnico do Sebrae RN, Acácio Brito, o gerente da agência regional do Sebrae de Mossoró, Paulo Miranda; o trainee agência regional do Sebrae de Mossoró, Luís Felipe; o Médico veterinário IBS, Luiz Sartori; e o consultor da Bodopita (empresa de consultoria sobre palma forrageira), Rodolfo Santinho.

Texto: Jô Lopes – repórter Sistema FIERN