
Com uma solenidade realizada no Parque das Dunas, a Semana Estadual do Meio Ambiente – SEMA 2023 foi aberta oficialmente, nesta quinta-feira (1), com a presença da governadora Fátima Bezerra e do o diretor-geral do Idema, Leonlene Aguiar. Representando a Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Norte, o presidente da Comissão Temática de Meio Ambiente (COEMA), Marcelo Rosado, destaca que a data leva, de uma forma positiva, a reflexões coletivas sobre o tema.
Rosado afirmou que a FIERN está sempre no papel de trazer informações sobre ações mais sustentáveis e de fazer com que esses dados possam ser utilizados de forma a se criar novas estratégias no sentido de conseguir empreendimentos e investimentos mais sustentáveis. “É uma atuação da FIERN, neste papel, fazendo com que a questão ecológica e a economia circular sejam temas que estejam presentes nas decisões”, declarou.
Segundo ele, essas reflexões são necessárias. “Existe um momento no mundo onde a questão ambiental se tornou mandatória. A conscientização dos consumidores, a conscientização dos analistas, a conscientização de quem fiscaliza passa por um momento de reflexão. E esse momento de reflexão a gente pode transformar em algo muito positivo”, comentou.
Outro ponto destacado por ele é que as decisões de investimentos, os projetos que estão sendo planejados e executados estejam também, contemplando todas as exigências que o conceito de ESG (o conjunto de padrões e boas práticas que visa definir se uma empresa é socialmente consciente, sustentável e corretamente gerenciada) exige, tais como a responsabilidade social, a governança, os investimentos, o retorno ao seu investimento. “Tudo isso está sendo contemplado de uma forma responsável, que traga prosperidade para a sociedade, para todos nós que estamos no Rio Grande do Norte”, concluiu.
Durante o evento, a governadora assinou o projeto de lei, que será enviado à Assembleia Legislativa, que trata da Política Estadual de Resíduos Sólidos. Após a abertura, aconteceu a inauguração do auditório geólogo José Gilson Vilaça, que fica nas instalações do Idema. Na ocasião, o professor Alexander Turra, do Departamento de Oceanografia Biológica do Instituto Oceanográfico da Universidade de São Paulo, falou a respeito da Rede Oceano Limpo, que o RN deve aderir em breve.
Também participaram da solenidade, secretários de Estado, parlamentares estaduais e municipais, e servidores do Idema.
