
O superintendente do Instituto Euvaldo Lodi no Rio Grande do Norte (IEL-RN), Juan Saavedra, participou, nesta quinta-feira (6), do primeiro encontro do Programa de Líderes Digitais, uma ação do IEL Nacional direcionada para os superintendentes regionais. O objetivo do programa é proporcionar formação de alto nível e preparar as lideranças do Sistema Indústria para uma gestão digital e inovadora.
A capacitação terá mais seis semanas de duração, com encontros às quintas-feiras, e é estruturada em cinco módulos de base conceitual e um módulo de imersão. Os temas dos módulos são Liderança Digital, Liderança Distribuída, Liderança Tecnológica, Liderança Data Driven, Liderança Inovadora e O digital e a transformação dos modelos de negócio.
Em cada etapa, os participantes vão aprofundar o aprendizado e refletir sobre questões fundamentais para cada tema. Ao final do programa os superintendentes receberão certificação conjunta do IEL Nacional e a Digital House.
Para o superintendente do IEL-RN, uma capacitação com foco na liderança digital é fundamental para o desenvolvimento e sucesso das organizações no mundo atual. “Com o avanço da tecnologia e a transformação digital, é imprescindível que a liderança esteja preparada para enfrentar os desafios e aproveitar as oportunidades que surgem nesse contexto”, declara.
“A liderança digital envolve habilidades e competências específicas, que vão além do conhecimento técnico. É necessário compreender as mudanças que a tecnologia traz para os negócios, entender como ela impacta os processos e as relações de trabalho e saber como utilizar as ferramentas digitais de forma estratégica”, comenta Juan.

Ele ainda destaca que a transformação digital não é apenas sobre tecnologia, mas sobre pessoas. “Nesse sentido, é essencial para que possamos liderar nossas equipes de forma eficiente e inovadora. Através do desenvolvimento de habilidades como pensamento crítico, resolução de problemas, comunicação eficaz e tomada de decisões baseadas em dados, estaremos preparados para enfrentar os desafios do mundo digital”, ratifica.
“Além disso, a capacitação em liderança digital também contribui para a criação de uma cultura organizacional voltada para a inovação e a transformação”, conclui o superintendente do IEL-RN.