Os resultados da Rede Pão, Sindicato da Indústria de Panificação e Confeitaria do Rio Grande do Norte (SINDIPAN-RN) e Associação das Indústrias de Panificação do RN (AIPAN-RN) foram comemorados em uma confraternização, na noite de sexta-feira (14). A Festa do Panificador reuniu empresários do setor e fornecedores, no Versalhes Recepções, em Natal, com participação de diretores da FIERN e também do SINDIPAN do Ceará. A comemoração fez referência ao Dia do Panificador, que tem como data oficial 8 de julho.

“O setor de panificação do Rio Grande do Norte apresenta, cada vez mais, exemplos de associativismo. Na medida em que um grupo empresários está unido e consegue atingir objetivos comuns, esse êxito tem resultados positivos para o setor e a economia. Se individualmente há dificuldades para enfrentar obstáculos, com a força do grupo os desafios podem ser superados. E o setor, com a liderança do Sindicato, tem demonstrado que isso é possível”, destacou Roberto Serquiz, diretor primeiro tesoureiro da FIERN e presidente eleito da Federação para mandato que inicia em outubro deste ano.
O diretor primeiro secretário da FIERN, Heyder Dantas, também apontou a evolução obtida com a Rede Pão. “Neste momento de comemoração pelo Dia do Panificador é uma oportunidade de confraternização e, ao mesmo tempo, reconhecer que o SINDIPAN do Rio Grande do Norte está no caminho certo ao apoiar a iniciativa de formação de Rede no diálogo entre seus associado e parceiros”, afirmou.
Durante o evento foram apresentados números sobre os dois anos de formação da Rede Pão. Entre abril de 2021 e julho de 2023, foram acumuladas negociações em compras que somam R$ 6,5 milhões. Os negócios foram feitos com 71 fornecedores e 166 itens comprados.
Para o presidente do SINDIPAN-RN, Ivanaldo Maia, esses números confirmam que, após os entraves que o setor teve com a pandemia, os desafios estão sendo enfrentados e, alguns, já superados. “Conseguimos fazer isso com união e associativismo”, apontou. “Por isso, comemoramos o Dia do Panificador com essa festa. Esforço traz resultados”, acrescentou.

O presidente do SINDIPAN do Ceará, Alex Martins, disse que aceitou o convite para participar do evento no Rio Grande do Norte, porque há uma troca de experiência que é positiva para os empresários dos dois extados. “Viemos participar e levar conhecer as melhores experiências. Sempre é muito importante este movimento”, comentou. Ele disse que, a exemplo do apoio que a panificação do Ceará tem recebido do Sistema Indústria, constata que no RN também há serviços do SESI, SENAI e IEL que contribuem com avanços no setor.
Para o presidente da AIPAN-RN, Eliezer Varela, disse que a comemoração é uma oportunidade de confraternização entre os que se dedicam ao empreendedorismo no setor. “É um momento de rever os amigos e conversar sobre nossa atividade. A festa mostra que a parceria entre os associados e os fornecedores da Rede Pão RN está bastante fortalecida”, afirmou.

O evento também teve a participação da presidente do SINDSORVETE, Zauleide Queiroz, o diretor da FIERN, Antonio Leite Jales, a esposa do presidente da FIERN, Maria de Fátima Medeiros Sales de Araújo, e do superintendente regional do IEL, Juan Saavedra, e do vereador Nivaldo Bacurau, representando a Câmara de Natal.