FIERN homenageia personalidades que contribuíram nos nove anos de atuação do MAIS RN

19/07/2023   13h18

 

Economista, ex-prefeito de Natal e ex-deputado federal, o economista Marcos César Formiga recebeu em 2014 a atribuição de coordenar o MAIS RN. Marcos Formiga faleceu em janeiro de 2020, mas deixou como legado o projeto consolidado. A inciativa chegou em julho de 2023 enquanto núcleo de planejamento estratégico na FIERN e uma referência para o Estado e celebrando também a integração ao Observatório Nacional da Indústria vinculado a CNI, como ressaltou o presidente Amaro Sales de Araújo, que, junto, com Marcos Formiga, idealizou o Mais RN.

 

 

“Muito sensato, Marcos Formiga afirmava, quando idealizamos o projeto: ‘Poucas pessoas se preocupam em pensar o Rio Grande do Norte para o futuro. Há muitas críticas à situação do Estado, apresentam cenários de pessimismo, muitas vezes não contribuem. Ainda vemos isso hoje. Ele fazia o contrário. Dava exemplos de planejamento com relação ao Rio Grande do Norte e de visão de futuro. Com o MAIS RN deixou esse legado. Hoje estamos aqui para homenageá-lo e outras dez personalidades que tanto contribuíram neste período para os avanços desta iniciativa”, afirmou Amaro Sales, ao entregar o Mérito Mais RN, instituído pela FIERN, durante solenidade comemorativa dos 9 anos do núcleo, realizado na terça-feira (18), no auditório da Casa da Indústria.

 

Presidente da FIERN, Amaro Sales, entrega o Mérito Mais RN do ex-prefeito Marcos Formigo (in memoriam), representado pelo filho Marcelo Formiga

 

 

Além do ex-prefeito Marcos Formiga (in memoriam), representado na solenidade pelo filho Marcelo Formiga, foram condecorados o diretor primeiro tesoureiro e presidente eleito da FIERN, Roberto Serquiz; a governadora Fátima Bezerra, o senador Rogério Marinho; o consultor Cláudio Porto; o economista Rodrigo Suprani; o consultor José Bezerra Marinho, assessor da FIERN; o gerente do MAIS, Pedro Albuquerque; o presidente do Sindicato das Indústrias de Extração de Calcário, Fabricação de Cimento e Argamassa do Estado do Rio Grande do Norte (SINECIM/RN), Marcelo Rosado; os secretários Jaime Calado (Desenvolvimento Econômico e Carlos Eduardo Xavier (Fazenda). O presidente da FIERN, Amaro Sales, foi homenageado com uma menção honrosa entregue pelo diretor do Mais RN Roberto Serquiz e equipe do núcleo.

 

 

Presidente da FIERN, Amaro Sales, entrega o Mérito Mais RN, ao diretor primeiro tesoureiro da Federação, Roberto Serquiz

 

 

“Em um diálogo sobre a necessidade de um planejamento e estudos sobre o Rio Grande do Norte com Marcos Formiga, nasceu o MAIS RN, um sonho que graças a tanta dedicação e empenho, liderada pelo presidente da FIERN, Amaro Sales, hoje é uma realidade amplos resultados”, disse Roberto Serquiz, que fez um pronunciamento, ao representar os homenageados.

 

 

Presidente do SINECIM/RN, Marcelo Rosado, recebe o Mérito Mais RN

 

O gerente técnico do MAIS RN, Pedro Albuquerque, também recebe a condecoração do Mérito MAIS RN

 

 

Ele acrescentou que o MAIS RN tem, em suas plataformas digitais, “um conjunto de informações importantíssimas e dados confiáveis, que colaboram com as tomadas de decisões relevantes para o Estado e o setor industrial”.

 

O diretor da FIERN destacou as agendas propositivas que foram apresentadas ao governo e instituições públicas a partir de estudos do MAIS RN. “São diversos projetos e ações que merecem comemoração e há perspectivas de novas e futuras contribuições”, ressaltou durante a solenidade que também celebrou os nove anos do MAIS RN. “Esse legado será fortalecido”, garantiu Roberto Serquiz, que também é presidente eleito da FIERN para mandato que inicia em outubro deste ano.

 

“Em nove anos, nasceu como um diagnóstico da situação do Estado, amadureceu como pesquisa e hoje se transformou em um observatório de inteligência da indústria”, observou o primeiro tesoureiro da FIERN.

 

Ele acrescentou que com as informações e dados sistematizados pelas plataformas do MAIS RN os empresários têm conhecimentos que permitem projeções mais seguras e, ao poder público, planejamentos com fundamentos técnicos sólidos. O diretor da FIERN também agradeceu em nome dos homenageados pelo reconhecimento.

 

O vice-governador Walter Alves, que participou da solenidade, destacou que os agraciados com a condecoração merecem a homenagem pela contribuição com o MAIS RN. “Eles ajudaram essa importante iniciativa a chegar aos nove anos de atividade e como uma bússola para o crescimento e se consolida em um observatório”, disse.

 

Consultor José Bezerra Marinho recebe o Mérito Mais RN

 

 

Secretário estadual da Fazenda, Carlos Eduardo Xavier, recebe o Mérito Mais RN

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

A solenidade de celebração teve a participação do diretor primeiro secretário da FIERN, Heyder Dantas, demais diretores da Federação, gestores, representantes das federações dos setores produtivos, parlamentares, entidades de classe, do Judiciário e Ministério Público.