O Observatório da Indústria Mais RN atualizou o Relatório Focus nesta segunda-feira (7). O ponto mais esperado da semana era a definição da Taxa Selic e, como esperado, o Comitê de Política Monetária (Copom) reduziu-a em 0,5 ponto percentual. “Essa medida refletiu uma redução ainda maior das expectativas medianas do Boletim Focus para o fim do ano, passando de 12,00 para 11,75 pontos percentuais”, comentou o economista e analista de Negócios do Mais RN, João Lucas Dias.
Ainda segundo ele, apesar do aumento do dólar após o corte da Selic, devido à menor atratividade do “carry trade” (operação de investimentos que pode ser opção para pessoas que buscam uma aplicação de longo prazo com boa rentabilidade) e a preocupação com a possibilidade de uma postura monetária mais branda do Copom, as expectativas do Focus para a taxa de câmbio foram ajustadas de 4,91 para 4,90 (R$/US$).
O documento mostra também que as projeções de inflação permaneceram relativamente estáveis, mantendo-se em 4,84%, ainda acima do teto de 4,75%. Quanto ao Produto Interno Bruto (PIB) de 2023, houve um aumento na expectativa, subindo de 2,24% para 2,26%.

Para o analista de Negócios do Mais RN, é essencial que os empresários da indústria acompanhem essas informações para planejar de forma adequada seus negócios e investimentos. “Acompanhar o IPCA permite monitorar o aumento ou desaceleração dos preços, o câmbio influencia as exportações e importações, o PIB reflete o crescimento ou queda da riqueza, e, por fim, a SELIC representa os juros na economia”, explicou.
Veja o relatório completo no link: https://app.powerbi.com/view?r=eyJrIjoiMDkxOTU1NDMtN2FlMi00YjJiLWIyNWYtODJlYTIzZjQ3MWJkIiwidCI6IjhmMDYyNWI4LTkzM2YtNDM3Yi1iNDE4LTA5NTcxZTY5YmZ