Governo e indústria discutem powershoring e neoindustrialização verde no Brasil

15/08/2023   08h10

 

O vice-presidente e ministro de Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, estará na Confederação Nacional da Indústria (CNI), nesta terça-feira (15), para participar do evento O Powershoring e a Neoindustrialização verde do Brasil – Perspectivas, Potencial, Políticas, realizado em parceria com o MDIC, o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), o Banco do Nordeste (BNB) e o Banco de Desenvolvimento da América Latina e Caribe (CAF).

 

O evento será das 8h30 às 14h, na sede da CNI, em Brasília (Setor Bancário Norte, Quadra 1, Bloco C – Ed. Roberto Simonsen), e haverá transmissão ao vivo pelo YouTube, em português e com tradução para o espanhol. A conferência abordará o potencial da descentralização de cadeias produtivas globais para países próximos a centros de consumo e que ofereçam energia limpa, segura, barata e abundante.

 

Além de Geraldo Alckmin, participam da cerimônia de abertura o presidente da CNI, Robson Braga de Andrade, o vice-presidente do Setor Privado do CAF, Jorge Arbache; o presidente do BNB, Paulo Câmara; e o diretor de Planejamento e Estruturação de Projetos do BNDES, Nelson Barbosa.

 

Serão realizados quatro painéis para debater os conceitos do powershoring e dialogar sobre prioridades, estimulando que o governo e o setor privado trabalhem juntos na construção de uma agenda efetiva.

 

Entre os integrantes das discussões estão o diretor geral do SENAI, Rafael Lucchesi; a diretora de Desenvolvimento Industrial e Economia da CNI, Lytha Spíndola; a diretora de Mercado de Capitais e Finanças Sustentáveis do BNDES, Natalia Dias; o diretor de Desenvolvimento Produtivo, Inovação e Comércio Exterior do BNDES, José Luís Gordon; o diretor do Departamento de Política Econômica, Financeira e de Serviços do Ministério das Relações Exteriores, Phillip Fox-Drummond; e a diretora de Infraestrutura, Transição Energética e Mudança Climática do BNDES, Luciana Costa; além de outros representantes do governo e do setor privado brasileiro.