Presidente da FIERN participa de reunião da CNI e preside encontro do Conselho de Micro e Pequenas Empresas

29/08/2023   16h30

 

O presidente do Sistema FIERN e diretor-secretário da Confederação Nacional da Indústria, Amaro Sales de Araújo, participou nesta terça-feira (29), da reunião de Diretoria da CNI, em Brasília. O encontro, realizado na sede da Confederação, contou com uma exposição do presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, sobre o trabalho do Legislativo neste segundo semestre.  O diretor tesoureiro e presidente eleito da FIERN, Roberto Serquiz, e diretor secretário, Heyder Dantas, também participaram da reunião.

 

Foram abordados temas relevantes para indústria e economia do país, como a Reforma Tributária. A Câmara dos Deputados aprovou, em 7 de julho deste ano, a primeira fase da reforma tributária, que reformula a tributação sobre o consumo. O texto ainda precisa ser aprovado pelos senadores.

 

Também entraram em discussão temas como a exploração de petróleo na Margem Equatorial da Amazônia, relatada pelo presidente da Federação das Indústrias de Rondônia, Marcelo Thomé, além de programas de Compliance e Integridade do Sistema Indústria; agenda de eventos do setor, como o ‘MS Day’, realizado pela Federação das Indústria de Mato Grosso do Sul; atualizações nas legislações referentes a aposentadoria, custeio sindical e negociação coletiva.

 

 

 

COMPEM/CNI

À tarde, o presidente Amaro Sales e os diretores Roberto Serquiz e Heyder Dantas participaram da reunião do Conselho Temático Permanente da Micro e Pequena Empresa (Compem) da CNI, também na sede da Confederação, em Brasília. Presidido por Amaro Sales, o Conselho assessora a Diretoria da CNI com estudos e estratégias relacionadas a questões de interesse das microempresas e empresas de pequeno porte.

 

O COMPEM tem como atribuições acompanhar processos legislativos que têm como objetivo tratamento fiscal e trabalhista diferenciados; propor políticas de acesso ao microcrédito e ao desenvolvimento das médias, pequenas e microempresas; e políticas de acesso ao mercado externo e fornecer aos órgãos públicos.

 

Entre os temas debatidos nesta terça (29), tiveram destaque o Diagnóstico sobre a maturidade da governança e integridade no setor produtivo – desafios e oportunidades para MPEs; Divulgação de novo guia sobre LGPD elaborado pela CNI;  uma apresentação do SESI sobre a Plataforma Inovação para Indústria – Categoria Máquinas e Equipamentos (NR12), além do Panorama da Pequena Indústria – resultados do segundo trimestre de 2023, que foi apresentado por Marcelo Azevedo, da Gerência Executiva de Economia da CNI.