Sindicato da Indústria do Vestuário recebe estudo sobre potencial do setor e ampliação da base sindical

7/03/2024   16h04

O presidente do Sindicato da Indústria do Vestuário do Estado do Rio Grande do Norte (SINDVEST-RN), Marinho Herculano, recebeu da Unidade de Desenvolvimento Industrial da FIERN a edição do SindiMais voltada ao setor de vestuário e confecções. Trata-se de um amplo estudo no qual consta as informações econômicas e setoriais, além do potencial de ampliação da base sindical. A entrega foi feita pelo presidente da FIERN, Roberto Serquiz, e pela coordenadora executiva de Relações Institucionais e com o Mercado da Federação, Ana Adalgisa Dias, com a participação de técnicos e consultores da unidade.

 

“Com isso, temos a sequência do diálogo na Unidade de Desenvolvimento Industrial com os Sindicatos. Nesse diálogo é apresentado o potencial de fortalecimento dos sindicatos que representam o setor da indústria”, afirmou Roberto Serquiz. “Isso com o detalhamento dos estudos técnicos fundamentados em números para a tomada de decisão das lideranças dessas entidades”, acrescentou.

 

Ele explica que esses os estudos contribuem com a atuação dos presidentes das entidades sindicais que representam a indústria do Rio Grande do Norte. “O Sindicato tem sua autonomia e isso é respeitado. O objetivo é exatamente colocar à disposição uma série de informações para que os presidentes possam ser assertivos, não só na atuação que resultam na conquista de novos filiados para a entidade, como também nos projetos que geram benefícios às empresas associadas”, explicou. “Só é possível atrair empresas, se gerar benefícios. E, ao proporcionar essa dinâmica, vamos motivar as lideranças [dos sindicatos industriais]”, avaliou.

 

 

A coordenadora de Relações Institucionais e com o Mercado da FIERN informou que nessa entrega da edição do SindiMais houve uma apresentação das informações sobre o setor. Esse levantamento econômico integra uma série de estudos setoriais, elaborados pelo Observatório Indústria Mais RN.

 

“Com essa nova entrega para o Sindicato Vestiário, na qual fizemos a apresentação sobre as possibilidades de prospecção sindical, mostramos os números de empresas, indústrias em atividades e dados sobre geração de emprego”, disse Ana Adalgisa Dias. “Também fizemos uma exposição detalhada sobre o Projeto da Meritocracia e sobre uma parceria com o IMD (Instituto Metrópole Digital) para curso de indústria 4.0 voltado ao Sindicato”, acrescentou.

 

Ana Adalgisa destacou que os projetos apresentados tiveram uma recepção positiva pelo presidente do SINDVEST-RN. “Foram muito bem recepcionados e acreditamos que por ser uma indústria que já foi muito forte e continua a gerar uma quantidade expressiva de empregos, principalmente no interior do Estado, possa fazer essas conexões e ter um novo fortalecimento”, apontou.

 

Ela ressaltou que os estudos feitos pelo SindiMais devem ajudar no planejamento dessa atuação. “A ideia é mostrar o potencial e, a partir daí o Sindicato fazer uma análise, uma vez que já tem indústrias procurando o Sindicato para se associar. Então esse é o papel do Desenvolvimento Industrial, cada vez mais disponibilizar os serviços e, consequentemente, as entidades sindicais aumentam sua representatividade”, observou. A coordenadora reforçou também que os recursos da Projeta de Meritocracia propiciam também oportunidades para a captação de novos associados aos sindicatos.

 

O presidente do SINDVEST-RN avaliou de forma positiva e disse que os estudos serão úteis na tomada de decisões da entidade. “Vejo como bastante importante a gente ter essas informações. Isso vai ser muito proveitoso. Quanto mais informações, melhor”, disse. Ele também elogiou as oportunidades instituídas com o Projeto de Meritocracia e as parcerias para qualificação na indústria 4.0.