PSQ da Indústria Cerâmica é apresentado em Curso de Desempenho de Edificações

2/08/2017   07h00

Entre os dias 28 e 29 de julho foi realizado o Curso de Desempenho de Edificações Habitacionais, no auditório do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Rio Grande do Norte (CREA-RN). Esta foi uma iniciativa da AGQ Brasil em parceria com a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), seguindo os parâmetros da NBR 15.575:2013.

Representando a Associação Nacional da Indústria Cerâmica (Anicer) e o Sindicato da Indústria de Cerâmica Vermelha para Construção do Estado do Rio Grande do Norte (Sindicer-RN), estiveram presentes Vinícius Costa Lima e Alessandro Batista, da Cerâmica do Gato, e Jefferson Barbosa, da Cerâmica Estrutural. Na oportunidade, Vinícius Costa apresentou o Programa Setorial da Qualidade (PSQ) voltado para a indústria de cerâmica vermelha no RN.

O PSQ da indústria cerâmica potiguar tem como objetivo assegurar a implantação de mecanismos específicos de combate a não conformidade na fabricação e nas revendas dos produtos caracterizados como blocos cerâmicos para alvenarias e telhas cerâmicas, garantindo a adequação às Normas Técnicas Brasileiras (Blocos NBR 15.270/2005 – Telhas 15.310/2009). Além disso, o programa eleva a imagem do setor e do produto cerâmico, valoriza e divulga as empresas que fabricam produtos conforme as Normas Técnicas e revisa os parâmetros normativos e Portarias do Inmetro.

Durante a apresentação, Vinícius Costa expôs dados sobre a Portaria 179/2016 – Ministério das Cidades, citou as cerâmicas participantes do programa no ano de 2017, além de apresentar a missão do Sindicer-RN e a Campanha Tijolo Legal, lançada em agosto de 2016 com o apoio do Ipem e Procon-RN.