A educação deve ser para todos e, além disso, cada estudante é único. Por isso, a indústria valoriza o potencial e as necessidades de alunos de todo o país por meio de uma série de iniciativas do Serviço Social da Indústria (SESI), do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) e do Instituto Euvaldo Lodi (IEL). Os projetos são variados: passam pela oferta de ferramentas que desenvolvem competências socioemocionais, transformam professores em replicadores de conhecimento para seus pares e fazem da tecnologia uma verdadeira aliada na rotina de aprendizado.
A indústria também promove programas de educação inclusiva para todos os grupos, oferece conhecimento na forma de mini e microcursos, graduação e pós-graduação, educação executiva, além de plataformas que aumentam as chances de ex-alunos entrarem no mercado de trabalho. Sem contar os projetos que unem, num só lugar, arte, ciência, tecnologia e, claro, educação. Vem conhecer um pouco mais sobre cada uma delas:
SESI
Desenvolvimento socioemocional
Por acreditar que o papel da escola é oferecer, além de educação formal, formação integral com ferramentas para o desenvolvimento de competências relacionadas ao comportamento e às emoções, o SESI lançou, em 2022, o Programa de Competências Socioemocionais, direcionado a estudantes da Educação Infantil, do Ensino Fundamental e do Ensino Médio da Rede SESI. Nesse formato, a experiência de aprendizagem passa por aspectos como fortalecimento da autoestima, perseverança, postura ética e colaboração por meio de parceria com a plataforma pedagógica Lekto. A partir da metodologia, que envolve atividades práticas prazerosas e lúdicas, os alunos desenvolvem habilidades socioemocionais que estão alinhadas ao estabelecido pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Depois, a evolução socioemocional dos estudantes passa por avaliação.
Formação de professores
A formação dos professores nunca termina. Por isso, o Centro SESI de Formação possui núcleos pedagógicos que oferecem formação continuada para professores e coordenadores desenvolverem habilidades, competências e boas práticas. E esse conhecimento não para por aí. Pelo contrário. Os docentes dos núcleos atuam como mentores e multiplicam o que foi aprendido para todo o sistema SESI, distribuindo conhecimento para seus pares por meio de estratégias formativas. Os docentes que participam desse projeto são dos ensinos fundamental e médio, além da Nova EJA (Educação de Jovens e Adultos). Todos os resultados das formações e os impactos na aprendizagem são monitorados. Até agora já foram implementados 24 núcleos pedagógicos, com 389 profissionais diretos formados.
Avaliação dos alunos
A partir da pandemia de Covid-19, que impôs uma série de desafios para a educação em todo o mundo, o SESI implementou, em 2022, um programa para avaliar a aprendizagem de alunos da rede. O Programa de Avaliação do Sistema SESI de Educação (PASSE) prevê avaliações e simulados para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), o Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) e o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja). Para isso, o PASSE também conta com assessorias para as equipes técnico-pedagógicas fazerem a leitura dos dados das avaliações e interpretarem os resultados e, assim, elaborarem planos de intervenção.
SESI Lab
Fundado em novembro de 2022 na capital federal, o SESI Lab é um espaço aberto a todos os públicos que conecta arte, ciência, educação e tecnologia para impulsionar a aprendizagem criativa por meio de uma abordagem interativa. O SESI Lab oferece visitas educativas para estudantes, programa de formação de profissionais de educação, oficinas educativas, atividades para voltadas para o público infanto-juvenil (Brinca+ SESI Lab), exposições culturais e SESI Lab Itinerante, que leva a experiência do museu para outros lugares do país. Em pouco mais de um ano de existência, já passaram pelo SESI Lab mais de 330 mil pessoas.
Inteligência Artificial
Cada vez mais, a tecnologia faz parte da vida das pessoas. Na educação não é diferente. Ferramentas que auxiliam o trabalho dos professores e o aprendizado dos alunos já são realidade. Por isso, o SESI implementou a Plataforma de Aprendizagem Adaptativa (Plurall), que cria um ambiente de ensino que individualiza o processo de aprendizagem por meio de inteligência artificial. Por meio das chamadas trilhas de aprendizagem adaptativa – que são conteúdos elaborados de acordo com as competências e habilidades dos alunos a partir dos resultados do PASSE – os alunos têm acesso a um ensino personalizado.
SENAI
Futuro.Digital
O futuro está na educação. Por isso mesmo, cada vez mais cursos do futuro são ofertados pelo SENAI. Inteligência Artificial, Energia, Química, Alimentos e Meio Ambiente, Design, Têxtil e Moda, Tecnologia da Informação e muitos outros estão no Futuro.Digital, marketplace com oferta de cursos presenciais, híbridos e a distância para todo o Brasil. Sejam cursos de graduação, de pós-graduação e MBA, técnicos, de curta e média duração, micro e mini cursos… tudo isso está na plataforma que, somente em 2023, recebeu mais de 120 mil pedidos para realizar os cursos em diferentes modalidades.
PSAI
Para promover uma educação inclusiva para todas as pessoas, o Programa SENAI de Ações Inclusivas (PSAI) promove oportunidades de aprendizagem que preparam para o mercado de trabalho respeitando a diversidade. E essa iniciativa não é de hoje. Foi em 1990 que o PSAI foi lançado, voltado para alunos com deficiência. Mas o programa também abrange, por meio de qualificação profissional, ações que incluem o grupo LGBTQIAP+, mulheres, idosos, imigrantes e outros no mercado de trabalho. Nessa iniciativa, o PSAI oferece suporte didático, capacitação para equipes aturarem em ações inclusivas e metodologia, por exemplo.
UNISENAI.Digital
Com cursos de graduação e pós-graduação ao alcance de todos, o UNISENAI.Digital reúne conhecimento com ensino flexível e metodologias inovadoras. Desde 2022, a plataforma oferece educação digital para a indústria com graduações com aulas on-line e avaliações presenciais. Já as pós-graduações são 100% on-line e contam com a possibilidade de imersões presenciais. Entre os cursos, que com notas 4 e 5 do MEC, estão Rede de Computadores, Ciência dos Dados e Inteligência Artificial, Educação Digital, MBI em Hidrogênio Verde, Smart Factory, MBA em ESG, Análise e Desenvolvimento de Sistemas e Rede de Computadores.