Atuação do SESI em prol da saúde, educação, cultura e competitividade é destacada em audiência pública

24/04/2025   16h14

 

 

Durante abertura da audiência pública “Mudanças Climáticas e Impactos no Meio Ambiente do Trabalho”, a superintendente regional do Serviço Social da Indústria do Rio Grande do Norte (SESI-RN), Danielle Mafra, destacou a atuação do Sistema FIERN, por meio do SESI, na promoção da saúde, educação e cultura dos trabalhadores da indústria potiguar. O evento ocorreu, nesta quinta-feira (24), no auditório da Procuradoria Regional do Trabalho.

 

 

A superintendente — que na ocasião também representou o presidente da FIERN, Roberto Serquiz — destacou que o SESI-RN tem como foco o desenvolvimento da indústria potiguar, com investimentos significativos em três pilares: saúde do trabalhador, cultura e educação. Segundo ela, esse “ecossistema” possui uma relação direta com a produtividade dos colaboradores das empresas industriais.

 

 

Danielle Mafra também mencionou os recentes investimentos do SESI-RN na expansão e modernização de suas unidades, com o objetivo de atender tanto os industriários quanto a comunidade. Atualmente, o SESI-RN dispõe de duas clínicas modernas em Natal e Mossoró, além de mais de dez unidades móveis de atendimento.

 

 

Na educação, são três escolas de referência localizadas em São Gonçalo do Amarante, Mossoró e Macau, que juntas atendem cerca de quatro mil alunos do ensino fundamental e médio. “Oferecemos uma educação inovadora e atenta à tecnologia, bem como às questões de saúde emocional e preparo intelectual”, pontuou.

 

 

A superintendente destacou ainda os programas e ações voltados à cultura e citou a forte ligação entre aspectos relacionados com saúde e culturais para proporcionar qualidade de vida aos trabalhadores.

 

 

No que se refere à Segurança e Saúde no Trabalho, informou que o SESI-RN está preparado para orientar as empresas em relação à Norma Regulamentadora nº 1 (NR 1). “Nossa equipe está apta a atender as demandas da NR 1 e oferecer todo o suporte com informações e orientações sobre a relação entre meio ambiente e saúde do trabalhador”, declarou Danielle Mafra durante sua participação na abertura dos debates.

 

 

 

 

A audiência pública, que integrou a programação do Abril Verde 2025 no Rio Grande do Norte, também teve a participação do superintendente jurídico corporativo do Sistema FIERN, Klebet Carvalho, da coordenadora da área de Saúde e Segurança na Indústria do SESI-RN, Rayanne Araújo Costa; além de reunir representantes de empresas, sindicatos, órgãos públicos que atuam na área trabalhista, profissionais de saúde, instituições de ensino e representantes do Poder Judiciário e da Ordem dos Advogados do Brasil.

 

 

A coordenadora regional da Coordenadoria Regional de Defesa do Meio Ambiente de Trabalho e da Saúde do Trabalhador (Codemat), Christiane Alli Fernandes, conduziu a mediação do evento.

 

 

Durante o encontro, a subprocuradora-geral do Trabalho Ileana Neiva apresentou um painel sobre “Impactos das mudanças climáticas no meio ambiente do trabalho”; o juiz do Trabalho Michael Knabben abordou “Os riscos à saúde e vida dos profissionais que atuam a céu aberto”; e a professora da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) discorreu sobre “Ambientes saudáveis para o trabalhador diante das mudanças climáticas: papel da arquitetura e urbanismo”.

 

 

Por Aldemar Freire

Fotos: Shirley Queiroz