
O Instituto Euvaldo Lodi do Rio Grande do Norte (IEL-RN) aderiu ao Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT) do Departamento Nacional e passa, agora, a atuar na gestão de bolsistas de iniciação científica. A adesão aconteceu durante a Assembleia Geral Extraordinária que contou com a participação de gestores do Sistema FIERN, na tarde desta segunda-feira (7), na Casa da Indústria.
A medida insere o instituto potiguar em uma rede nacional de inovação do Sistema Indústria, ampliando suas conexões com o setor produtivo, universidades e instituições de ciência e tecnologia. O superintendente regional do IEL-RN, Juan Saavedra, explica que o NIT atuará no “apoio à gestão estratégica da inovação, proteção da propriedade intelectual e no desenvolvimento de projetos com potencial de negócios”.
Para embasar a adesão, o IEL-RN incluiu em seu estatuto o desenvolvimento de atividades como pesquisa e desenvolvimento experimental em ciências sociais e humanas, além de pesquisa e desenvolvimento experimental em ciências físicas e naturais. As alterações proporcionam à instituição a oportunidade de atuar na gestão desses estudantes junto às empresas que desejam realizar um programa de Iniciação Científica.

“Teremos autonomia, então, para atuar na gestão desses bolsistas. Para isso, revisamos também o nosso estatuto para a inclusão de novos CNAEs [Classificação Nacional de Atividades Econômicas]. Fizemos a adesão ao NIT para que tenhamos o arcabouço necessário para que o IEL-RN atue enquanto Instituto de Ciência e Tecnologia”, explicou o superintendente regional.
O presidente do Sistema FIERN e diretor regional do IEL, Roberto Serquiz, destacou que a adesão representa uma evolução das atividades da instituição. “Essa parceria nos trará, com certeza, crescimento e por isso damos total apoio. É importante para o IEL-RN ser parceiro nesta iniciativa pois é uma oportunidade de crescimento”, comenta.
A Assembleia também aprovou o novo organograma institucional, que visa otimizar a gestão e dar mais coesão às operações da instituição. A nova estrutura conta com unidades operacionais em Natal e Mossoró, além de áreas dedicadas à Ouvidoria, Compliance, Auditoria Interna e uma recém-criada Coordenação de Carreiras e Educação Executiva.
“Esse novo cargo foi criado como resposta à necessidade de integração dos serviços de estágio, emprego, aprendizagem e educação executiva, promovendo maior eficiência e resultados. A proposta foi respaldada por pareceres favoráveis do setor jurídico e de recursos humanos”, finaliza Saavedra.