FIERN vai integrar o Fórum Econômico Rio Grande do Norte-China

18/07/2025   09h44

A Federação das Indústrias do Rio Grande do Norte (FIERN) vai integrar o Fórum Empresarial Permanente Rio Grande do Norte-China. Nesta quinta-feira (17), na Casa da Indústria, o presidente da FIERN, Roberto Serquiz, recebeu o convite do deputado estadual Kleber Rodrigues, que vai presidir a Frente Parlamentar RN-China na Assembleia Legislativa do RN (ALRN).

 

Serquiz confirmou a participação da FIERN no fórum e ressaltou a importância da iniciativa. “É uma relação importante que o estado começa a construir para fortalecer a indústria de transformação, que é a grande vertente para o mundo e para a indústria potiguar”, destaca.

 

 

“Vamos colaborar como pudermos para possibilitar essa integração e fortalecer os segmentos industriais através do fórum. Ao mesmo tempo, o fórum pode integrar nossa Comissão Temática de Relações Internacionais e Comércio Exterior [CORIMEX] para fortalecer essa relação entre nosso estado e a China”, completa Serquiz.

 

O deputado Kleber Rodrigues aponta que a China é um importante parceiro para a economia potiguar. “O Rio Grande do Norte tem vocação natural para parcerias com a China. Somos líderes em energia limpa, referência na fruticultura e na produção de camarão, temos riquezas minerais e um posicionamento geográfico privilegiado. Essa Frente é um passo decisivo para aproximar o RN de oportunidades concretas de desenvolvimento”, destaca o parlamentar.

 

 

A reunião contou com a participação do secretário-geral do Fórum Brasil-China, Pedro Leão, que reforça o potencial do RN como parceiro para os chineses. “Fiquei impressionado com os potenciais do Rio Grande do Norte, principalmente com a capacidade de diversificação das atividades. A intenção do fórum é criar um ecossistema propícios para os negócios entre o estado e a China.”

 

Também participaram do encontro o presidente da Comissão Temática de Relações Internacionais e Comércio Exterior (CORIMEX/FIERN), Sílvio Bezerra, e a coordenadora executiva de Relações Institucionais e com o Mercado da FIERN, Ana Adalgisa Dias.

 

Frente Parlamentar RN-China

 

A Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte vai instalar, nesta sexta-feira (18), a Frente Parlamentar de Cooperação Econômica RN–China. Inspirada nas diretrizes do Fórum Brasil–China, a proposta busca ampliar o diálogo com a maior economia da Ásia em áreas estratégicas como energia renovável, agropecuária, mineração, infraestrutura, cultura e inovação.

 

A Frente atuará em articulação com o setor produtivo, instituições acadêmicas e o Poder Executivo estadual, promovendo missões técnicas, ações de cooperação bilateral e disseminação de oportunidades de negócios e intercâmbio cultural. A expectativa é que o grupo funcione como um canal institucional permanente entre o Legislativo potiguar e representantes chineses.