Entre as mais de 100 empresas já certificadas com o selo Feito Potiguar estão diversas indústrias dos setores de alimentos e de bebidas. O projeto, que valoriza a identidade e os produtos legitimamente potiguares, tem reconhecido tanto a tradição quanto os novos empreendimentos industriais, com certificação de negócios já consolidados no estado e de empresas recentes no setor produtivo.
O Programa Feito Potiguar é uma iniciativa articulada pelo Sebrae-RN, em parceria com a Federação das Indústrias do Rio Grande do Norte (FIERN), a Federação da Agricultura, Pecuária e Pesca do RN (Faern), Federação do Comércio (Fecomércio) e conta com o apoio institucional da Federação dos Municípios do Rio Grande do Norte (Femurn) e Governo do Estado. A ação integra uma ampla estratégia de fortalecimento da economia regional, estimulando a produção local e promovendo a conexão com os mercados consumidores.
A Villa Coxinha, indústria com seis anos de existência, que tem crescido com pujança no setor de alimentos do estado, é uma das novidades do setor produtivos abarcadas pelo Feito Potiguar.
João Carlos Pereira, fundador e proprietário da empresa, é natural de Passo Fundo, no Rio Grande do Sul, mas atravessou o país para encontrar nas terras potiguares a oportunidade de empreender.

João Carlos e Geane Oliveira, proprietários da Villa Coxinha
O empreendimento nasceu no setor de eventos, em 2019, com a venda de salgados em shows e festivais. Atualmente, utiliza 1,5 mil kg de farinha de trigo por dia para a produção de uma vasta linha de salgados e emprega quase 50 colaboradores na fábrica no bairro de Lagoa Nova, em Natal. A marca permanece nos grandes eventos até hoje, como também já ganhou as prateleiras de grandes redes de supermercado, padarias e conveniências do Rio Grande do Norte.
“O Sistema FIERN e o Sebrae foram fundamentais para esse crescimento. Foi a partir do contato com essas instituições que aprendemos procedimentos e técnicas para impulsionar nossa produção e gestão”, afirma o empresário. A empresa é associada ao Sindicato das Indústrias de Panificação e Confeitaria do RN (SINDIPAN-RN) e faz parte da Rede Pão.
“O prestígio dado pelo selo Feito Potiguar é muito importante pra nós, fortalece nossa marca e amplia nossas oportunidades não somente no estado, mas também fora dele”, acrescenta João Carlos Pereira.

Ele relata que “quem é empresário sabe que todo dia é diferente” e, para dar conta dos desafios do cotidiano, a preocupação com a manutenção do padrão de qualidade do produto é fundamental. “Poderíamos ser mais uma fábrica de salgados, mas desde o primeiro momento optamos por ter um produto diferenciado, com mais recheio, massa saborosa e acabamento perfeito”, pontua.
O empresário revela que a empresa vai ampliar a capacidade de produção. Até o início de 2026, a empresa hoje instalada em 500m² vai se mudar para uma nova fábrica, com área quatro vezes maior que a atual, no município de Parnamirim. “Consequentemente, vamos poder gerar mais emprego e buscar novos mercados para nosso produto”, conta Pereira.

Feito Potiguar promove cultura de pertencimento para as marcas, diz Serquiz
O presidente da FIERN, Roberto Serquiz, destaca que o Feito Potiguar traz a promoção de uma cultura de pertencimento para as marcas produzidas dentro do Rio Grande do Norte. “Isso coloca essas empresas em destaque e leva à sociedade o pertencimento potiguar e a compreensão da importância dessas marcas”, avalia.

Roberto Serquiz, presidente da FIERN
“Fortalecer quem produz aqui é também promover sustentabilidade econômica, geração de empregos e preservar nossa identidade cultural”, afirma Serquiz, ressaltando a capacidade empreendedora dos empresários potiguares e a modernização dos produtos, atentos às demandas do mercado e da sociedade.
No Rio Grande do Norte, mais de 100 empresas já foram certificadas com o selo Feito Potiguar, que pode ser usado em rótulos, embalagens, materiais promocionais, sacolas comerciais, banners em feiras, vitrines, eventos e nas plataformas digitais oficiais da empresa. Elas também vão compor o catálogo de empresas contempladas, no site feitopotiguar.com.br, onde novas empresas podem se inscrever para receber o selo.