O empresário Sílvio Torquato foi homenageado, na noite de terça-feira (22/07), por lideranças dos setores produtivos, autoridades, empreendedores e industriais, em reconhecimento às suas décadas de atuação em prol do desenvolvimento do Rio Grande do Norte. Um dos vice-presidentes da Federação das Indústrias do Estado (FIERN), Sílvio Torquato exerceu os cargos de secretário e secretário adjunto de Desenvolvimento Econômico do Estado, função que ocupou por seis anos e meio até julho deste ano — em sua terceira passagem pela pasta.
Além da atuação no serviço público, Sílvio Torquato tem uma longa trajetória empresarial, cujos marcos foram destacados durante a cerimônia. Ele recebeu homenagens do presidente da FIERN, Roberto Serquiz, de diretores da Federação, do empresário Flávio Rocha, da governadora Fátima Bezerra, de parlamentares e de autoridades do Judiciário.
“Essa homenagem tem motivos justos. Sílvio Torquato tem uma história de apoio ao desenvolvimento do Rio Grande do Norte”, afirmou Serquiz, que ressaltou a atuação do homenageado em três governos estaduais. Segundo ele, Torquato participou de forma decisiva da elaboração e do diálogo em torno de programas de estímulo à industrialização. “Participou ativamente da construção do Proadi, no governo Garibaldi Alves, e, mais recentemente, da revisão do programa, que se tornou o atual Proedi”, destacou.
Roberto Serquiz também enfatizou o conhecimento que o ex-secretário possui sobre a história econômica do estado. “Portanto, contribuiu e vai prosseguir colaborando com o Rio Grande do Norte, agora retornando integralmente como vice-presidente da Federação, com toda a sua experiência e exemplo, que podem ser relevantes para o crescimento do estado”, acrescentou.
O empresário Flávio Rocha, presidente do Conselho de Administração do Grupo Guararapes, participou da homenagem e destacou a contribuição de Sílvio Torquato para a viabilização do programa Pró-Sertão. “Isso desabrochou vocações que estavam latentes, porque moda e confecções são as formas mais democráticas de inclusão”, afirmou, ao destacar que o programa gerou oportunidades de renda e trabalho no estado.
A governadora Fátima Bezerra ressaltou a atuação do empresário à frente da Secretaria. “Deixo consignado perante a classe empresarial o papel importante que Sílvio Torquato desempenhou”, disse.
Durante a cerimônia, o homenageado relembrou sua trajetória na iniciativa privada e no setor público. “Idealizamos o Pró-Sertão — inspirado na Zara e entusiasmados por Flávio Rocha. O programa tornou-se um modelo de desenvolvimento regional e geração de empregos”, afirmou, ao destacar o que considera um dos principais resultados de sua atuação.
“Mais recentemente, retornei à Secretaria, agora chamada de Desenvolvimento Econômico, como secretário adjunto e, posteriormente, titular. Em seis anos e meio, enfrentamos grandes desafios e criamos o Proedi, um programa moderno e eficaz de estímulo à indústria. Ampliamos o alcance dos incentivos, retomamos a mineração e interiorizamos a indústria potiguar”, completou Sílvio Torquato.
O evento contou com a participação do vice-presidente da FIERN, Francisco Vilmar Pereira; do diretor primeiro-secretário, Heyder Dantas; dos vice-presidentes Edilson Trindade e Ednaldo Barreto; do diretor segundo-secretário, Etelvino Patrício; e dos diretores Airton Torres, João Lima, Sandro Peixoto, Antônio Leite e Francisco Vilmar Pereira Segundo. Também participaram o presidente do Sindfrutas, Ricardo Valença; o presidente do Sindipesca, Arimar França Filho; a presidente do SindiSorvete, Zauleite Queiroz; e o presidente do Sindifibras, Carlos Henrique Dantas. O evento foi prestigiado ainda pelo empresário Marcelo Alecrim, autoridades do Judiciário, parlamentares e empresários.