
A Federação das Indústrias do Rio Grande do Norte (FIERN) e o Sebrae-RN estão desenvolvendo um projeto estratégico para ampliar a atuação das oficinas de costura e fortalecer a cadeia produtiva da confecção no estado. O presidente da FIERN, Roberto Serquiz, reuniu-se na quinta-feira (24) com lideranças dos setores de confecção e tecelagem, além de gestores da Federação e do Sebrae-RN, para tratar da iniciativa.
O objetivo é impulsionar a gestão das oficinas enquanto negócios sustentáveis e qualificar ainda mais a mão de obra do setor, com foco na atração de novos investimentos e atendimento a novas demandas do mercado. “Temos um modelo consolidado em operação nas oficinas de costura. Criou-se um ambiente de produção que é visto em poucos lugares”, afirmou Serquiz.
Segundo ele, a proposta é aprimorar esse modelo e preparar as oficinas para atender a novos players do mercado.
O superintendente do Sebrae-RN, Zeca Melo, destacou a experiência da instituição junto às oficinas e a capacidade de mapear os estabelecimentos aptos a iniciar o projeto. “Me encanta muito a ideia de captar novos players e capacitar essas oficinas para que possam atender a essa nova demanda”.
De acordo com o presidente do Sindicato das Indústrias do Vestuário do RN (SINDVEST-RN), Marinho Herculano, o Rio Grande do Norte possui tradição no setor de confecção. “Já tivemos grandes empresas atuando aqui, mas atualmente quem mais demanda das oficinas é a Guararapes”, explicou.
A presidente do Sindicato das Indústrias de Fiação e Tecelagem em Geral do RN (SIFT-RN), Helane Cruz, ressaltou a importância de unir esforços para fortalecer a gestão das oficinas. “Temos formação e qualificação da mão de obra, mas precisamos desenvolver o pensamento de negócio. Queremos capacitar a gestão para ampliar as possibilidades de negócios em toda a cadeia produtiva”.
Também participaram da reunião o diretor do SINDVEST-RN, Márcio Carvalho; a coordenadora executiva de Relações Institucionais e com o Mercado da FIERN, Ana Adalgisa Dias; o superintendente do IEL-RN, Juan Saavedra; a diretora dos Centros de Educação e Tecnologias do SENAI em Natal, Amora Vieira; e a gerente de Desenvolvimento Industrial do Sebrae-RN, Verônica Melo.
Prospecção de novas demandas
No início de julho, o presidente da FIERN visitou a empresa Sawary Jeans, onde foi recebido pelo CEO Miled Kaoury. Na ocasião, Roberto Serquiz apresentou a estrutura das oficinas de costura em funcionamento no estado, o Complexo Cidade da Moda de Acari, os serviços oferecidos pelo Sistema FIERN — por meio do SENAI, SESI e IEL —, além de programas de incentivo como o Proedi.
“Hoje, o principal agente que trabalha com as oficinas é a Guararapes, mas a FIERN tem atuado para expandir essa atividade, com a perspectiva de contar com novos parceiros, como a Sawary Jeans, que demonstrou interesse em integrar o projeto”, destaca Ana Adalgisa Dias.
Texto e fotos: Guilherme Arnaud