IEL-RN conclui curso de oratória voltado à performance profissional e mídias sociais

29/07/2025   16h20

 

O Instituto Euvaldo Lodi do Rio Grande do Norte (IEL-RN) concluiu, nesta segunda-feira (28), o curso de Comunicação e Oratória, voltado ao aprimoramento da fala em público e da presença digital, ministrado pela jornalista e professora de oratória Nara Rodrigues. Com sete encontros presenciais, as aulas reuniram participantes interessados em desenvolver uma comunicação mais clara, estratégica e de alto impacto.

 

A iniciativa está alinhada às prioridades da instituição, comenta o superintendente regional, Juan Saavedra. Ele explica que o IEL-RN tem investido fortemente em ações de comunicação e oratória por compreender que essas competências são fundamentais para o desenvolvimento da liderança e da média liderança. “Nosso compromisso é oferecer ferramentas práticas que preparem gestores e profissionais para enfrentar desafios com mais confiança e impacto”, afirmou. Há ainda a possibilidade de abertura de novas turmas neste semestre.

 

Destinado a empresários, líderes e profissionais de diferentes áreas, o curso ofereceu técnicas para melhorar a comunicação tanto em ambientes presenciais quanto nas redes sociais. “Cada um tem seu próprio estilo de comunicar, e o objetivo foi potencializar esse estilo com ferramentas que elevem a comunicação a um nível profissional. Isso impacta diretamente nos negócios, seja na presença digital ou nas interações do dia a dia”, destacou a instrutora.

 

Além das aulas expositivas, os participantes realizaram dinâmicas práticas ao final de cada encontro, incluindo gravações de vídeos voltados para o Instagram, com conteúdos prontos para publicação. “Esse é um dos diferenciais do curso: os alunos praticam de forma real, já com foco em melhorar sua visibilidade e posicionamento online”, explicou a professora.

 

Entre os participantes, o sentimento foi de evolução pessoal e superação de desafios. Patrícia Medeiros, da Patrícios Metais, relatou que venceu a resistência em gravar vídeos e se expor nas redes sociais. “Eu me escondia o tempo todo, detestava aparecer. Mas, como a professora falou, com prática a gente melhora”, relatou.

 

Já Lenice Campelo, da Extintora, ressaltou o impacto da formação no seu desenvolvimento pessoal. “Foi excelente. Vi o quanto preciso melhorar. Sempre tive facilidade de conversar, mas falar ao microfone, em público, era difícil. Aí eu comecei a despertar porque vi que eu preciso melhorar”, completou.