FIERN participa de reunião com Governo do Estado e grupo empresarial do setor de data centers

4/08/2025   18h14

 

A Federação das Indústrias do Rio Grande Norte (FIERN) participou, nesta segunda-feira (4), de uma reunião com o Governo do Estado e um grupo de empresários interessados em instalar e operar um data center no estado. O presidente da FIERN, Roberto Serquiz, participou do encontro, na Governadoria, que debateu os caminhos e oportunidades para o empreendimento.

 

O grupo de empresários foi liderado pelo CEO da Rialma S.A., Emival Ramos Caiado Filho, que já possui empreendimentos no setor elétrico no Rio Grande do Norte e destaca o potencial do estado para receber um data center. “O Rio Grande do Norte tem o cenário ideal para a instalação de um empreendimento desse tipo tendo em vista seu potencial de geração de energia e localização estratégica”, destaca.

 

Já Luiz Lopes, CEO do Grupo EBM, explica que o grupo fará investimentos do tipo devem acontecer primeiro no Ceará e, em fases seguintes, no Rio Grande do Norte. “O Ceará não consegue atender toda a demanda de energia, então queremos realizar as fases subsequentes aqui no RN”, afirmou.

 

 

O presidente da FIERN colocou o Sistema Indústria à disposição do grupo e falou da importância de atrair data centers para o estado. “Temos um centro de referência nacional na área de energias renováveis que pode dar todo o suporte na inovação, no desenvolvimento de tecnologias e na capacitação de mão de obra para esse empreendimento, além da qualificação da gestão e o cuidado com a saúde e segurança dos trabalhadores”, aponta.

 

“A atração de data centers está alinhada com a Política Industrial proposta pela Federação das Indústrias e é fundamental para aproveitar a capacidade e o potencial de geração de energia renovável no nosso estado”, completa Roberto Serquiz.

 

“O Rio Grande do Norte tem uma qualidade que todos conhecem que é o potencial de grande geração de energias renováveis e, para que possa se viabilizar um projeto de data center, há a necessidade de instalação de uma Zona de Processamento de Exportação (ZPE)”, destacou.

 

O presidente destacou que é preciso se buscar alternativas para escoar todo o potencial de produção energética do RN. “O estado não está conseguindo escoar todo esse potencial pelo déficit na malha de transmissão. Então, para aproveitar essa produção do Rio Grande do Norte, nós temos duas alternativas: ou se pesquisa como estocar esse produto, através do desenvolvimento de baterias para armazenar essa energia; ou os data centers. São duas alternativas para a gente poder utilizar e o Rio Grande do Norte ser contemplado economicamente com esse potencial”, destaca.

 

A governadora Fátima Bezerra destaca que o tema dos data centers se consolidou na agenda contemporânea. “O RN tem um lugar especial no contexto mundial das energias renováveis, com vocação natural de recursos eólico e solar, mas temos um cenário de sobreexcedência de energia, então é importante trazer grandes consumidores para aproveitar essa geração energética.”

 

Ela ressaltou a importância do Sistema Indústria para o tema. “O Sistema FIERN é referência, a nível nacional, no setor de energia renovável. O Instituto SENAI de Inovação em Energias Renováveis [ISI-ER] e a FAETI têm trazido uma contribuição imensa para nosso estado na área.”

 

Também participaram da reunião o presidente do Sindicato da Indústria da Construção Civil do RN (SINDUSCON-RN) e da Comissão Temática de Energias Renováveis da FIERN (COERE), Sérgio Azevedo, e o diretor do SENAI-RN, Rodrigo Mello.