
O presidente da Federação das Indústrias do Rio Grande do Norte e do Conselho Regional do SENAI-RN, Roberto Serquiz, detalhou, nesta quarta-feira (06), a atuação do Sistema FIERN em prol da educação profissional e da inclusão feminina no mercado de trabalho, durante reunião com a deputada estadual e Procuradora Especial da Mulher (Promulher) na Assembleia Legislativa do RN, Cristiane Dantas.
O encontro foi realizado no Hub de Inovação e Tecnologia do SENAI-RN, em Natal, e contou com a participação da coordenadora da Promulher, Samya Bastos, da jornalista e assessora da deputada, Sayonara Alves, do diretor de Operações do SENAI-RN, Henrique Andrade, da diretora dos Centros de Educação e Tecnologias do SENAI-RN, na capital, Amora Vieira, e da gerente corporativa de Comunicação do Sistema FIERN, Juliska Azevedo.
Índices de violência contra a mulher no Rio Grande do Norte e a importância de iniciativas para ajudar a quebrar esse ciclo foram os pontos centrais em discussão.
O presidente do Sistema FIERN apontou a violência doméstica como um quadro preocupante e deu exemplos de ações que têm contribuído para impulsionar a qualificação e a independência financeira das mulheres no estado.
“O Sistema FIERN lançou o projeto ‘Ela faz Indústria’, com o propósito de preparar e fortalecer lideranças femininas e, no SENAI, temos trabalhado bastante a qualificação de mão de obra para a indústria de energia e a indústria de transformação, em segmentos como o têxtil e de confecções, por meio do Pró-Sertão e de outras iniciativas”, citou.
O presidente também destacou que a Política Industrial que a FIERN propôs para o estado – já aprovada pelo governo e em vias de seguir para a Assembleia Legislativa – abre perspectivas para novos estímulos à capacitação e inclusão dessa parcela da população. “Essa Política é um instrumento de desenvolvimento que dá um direcionamento para o Estado tem que fazer”, frisou Serquiz.

Na ocasião, a deputada e Procuradora Especial da Mulher, Cristiane Dantas, convidou o Sistema FIERN a integrar a programação do I Encontro das Procuradorias da Mulher no Legislativo do RN, que será realizado no dia 18 de agosto, a partir das 13h, no Hotel Holiday Inn, em Natal. O encontro, disse ela, tem o objetivo de reunir vereadoras e procuradoras dos municípios para mostrar como também podem apoiar as mulheres nesse contexto.
“A ideia é mostrar o que está sendo feito para que se sintam seguras, para que tenham protagonismo e independência financeira, o que existe de capacitação para inseri-las no mercado de trabalho”, explicou. “Existe demanda, existem mulheres precisando de emprego para sair do ciclo da violência”, completou a coordenadora da Promulher, Samya Bastos.
Qualificação
Ao aceitar o convite, o presidente da FIERN se referiu ao evento como oportunidade para o Sistema estreitar relacionamento com as Câmaras Municipais e aumentar a capilaridade das ações que desenvolve no estado. “É muito importante que façamos esse link com as Câmaras. As vereadoras podem abrir portas para que cheguemos até as cidades e tenhamos ainda mais assertividade na oferta de cursos, baseados na vocação de cada região, e de acordo com a demanda de cada município, para que a mulher saia dessa capacitação para o mercado de trabalho”, frisou ele.
A diretora dos Centros de Educação e Tecnologias do SENAI-RN, em Natal, Amora Vieira, detalhou projetos da instituição que estimulam a participação feminina em profissões tecnológicas e em diversas outras áreas em que os homens predominam. “Nós estamos fazendo com que a mulher perceba o curso técnico como um possível primeiro passo para a independência financeira. Desenvolvemos uma série de ações para a formação de mulheres em setores como refrigeração, energia, têxtil e de confecções, construção civil. As mulheres estão ávidas por capacitação e querem trabalhar”, disse ela.
Exemplos de projetos liderados pelo Centro de Tecnologias do Gás e Energias Renováveis (CTGAS-ER), do SENAI-RN, como a formação das primeiras mulheres especialistas do Rio Grande do Norte em operação e manutenção de parques eólicos, em parceria com a AES Brasil, a formação de turmas exclusivamente femininas e de homens e mulheres para o setor elétrico, em parceria com a Neoenergia Cosern, e ações para impulsionar a educação e a carreira de meninas e mulheres, por meio do projeto Profissionais do Futuro, em colaboração com a agência de cooperação internacional alemã GIZ, foram mencionados.
Os projetos que buscam fortalecer a participação feminina no mercado, observou Vieira, são realizados em Natal e também em outros municípios, nas unidades do SENAI-RN em Mossoró e Santa Cruz ou por meio de unidades móveis da instituição – salas de aula com laboratórios sobre rodas, que levam ações de educação a bordo de carretas, onde houver demanda. A diretora também ressaltou que o SENAI-RN é signatário do Pacto Global de Direitos Humanos, Trabalho, Meio Ambiente e Anticorrupção da Organização das Nações Unidas (ONU) e tem a atuação alinhada a Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) que buscam avanços como educação de qualidade para todas as pessoas e promover mais igualdade de gênero no mercado.
Ações do Sistema FIERN relacionadas à promoção da educação, da saúde e da cultura no estado, por meio do SESI-RN e do IEL-RN, também foram mencionadas pelo presidente do Sistema.