Os impactos da taxação de 50% imposta pelos Estados Unidos sobre produtos brasileiros, entre eles o sal potiguar, foram tema da mais recente edição do podcast “Fala, Indústria!”, que contou com a participação do presidente do Sindicato das Indústrias de Extração de Sal do Rio Grande do Norte (SIESAL-RN), Airton Torres. O episódio está disponível no canal do YouTube @sistemafiern.
Durante o bate-papo, transmitido ao vivo na última quinta-feira (07), Torres alertou que o “tarifaço” pode colocar em risco cerca de 4 mil empregos diretos nos municípios do Semiárido potiguar. Apesar do cenário, ele afirmou que o setor ainda busca alternativas para mitigar os efeitos da medida.
“Nós achamos que está muito cedo ainda para pensar em dispensa de pessoal. As pessoas que trabalham conosco hoje nas salinas compõem uma mão de obra muito valiosa e temos que fazer um esforço para manter essa força de trabalho”, disse. “Mas, efetivamente, essa crise não pode nos afastar da informação de que há um risco para a empregabilidade do setor”, completou.
O presidente do SIESAL-RN comentou também sobre a possibilidade de abertura de novos mercados, como o europeu, como alternativa para escoar a produção local. Isso porque o mercado interno, segundo ele, já está abastecido e não teria capacidade de absorver volumes adicionais.
Atualmente, o Rio Grande do Norte é responsável por 98% da produção nacional de sal e tende a ser o estado mais impactado pela taxação americana.
O “Fala, Indústria!” é um podcast produzido pelo Sistema FIERN com foco nas pautas relevantes do setor industrial do estado. Cada edição traz convidados especiais e permite a interação com o público por meio das redes sociais. Este episódio foi apresentado pela jornalista Líria Paz, ao lado do jornalista Aldemar Freire.
A transmissão é feita ao vivo nas redes sociais do Sistema FIERN e na rádio Jovem Pan News Natal, com reprise aos sábados pela Band TV Natal.
Confira na íntegra a entrevista, acessando o podcast aqui: