Revista destaca atuação do SINDMÓVEIS-RN para avanços da indústria moveleira do Estado

11/08/2025   17h25

 

 

A revista Móbile Fornecedores destacou a atuação do Sindicato das Indústrias de Serrarias, Carpintarias e Marcenarias do Rio Grande do Norte (SINDMÓVEIS-RN) na promoção e valorização da indústria moveleira potiguar. A publicação — voltada para empresas fornecedoras de insumos, equipamentos e serviços para o setor moveleiro — apresenta, em sua edição mais recente, uma entrevista com o presidente do SINDMÓVEIS-RN, Ney Robson Alves, na qual ele detalha os planos e projetos em andamento à frente da entidade.

 

 

Ney Robson expõe, na entrevista, as estratégias do SINDMÓVEIS voltadas a ampliar mercados, fortalecer a competitividade das empresas associadas e impulsionar o setor moveleiro do estado. “Nosso trabalho visa fortalecer o setor regional, com foco em competitividade e inovação, modernizar processos produtivos e desenvolver produtos com maior valor agregado. Além disso, buscamos ampliar a presença do Rio Grande do Norte nos mercados nacional e internacional”, afirmou o presidente.

 

 

Ele citou que um dos principais projetos é consolidar a Vitrine Virtual do Polo Moveleiro potiguar como um hub estratégico. “Temos como meta alcançar a quarta posição regional em produção, expandir o número de associados — especialmente em 42 municípios com vocação produtiva — e incentivar práticas sustentáveis, design local e reindustrialização inteligente”, completou.

 

 

O presidente reforçou que as metas e prioridades de sua gestão, que se estende até o final de 2028, estão alinhadas às diretrizes estratégicas da entidade, definidas com base em dados de pesquisa setorial.

 

 

De acordo com a pesquisa, o Rio Grande do Norte é reconhecido como um polo integrado, denominado “Polo Moveleiro do RN”, no qual 63% das indústrias estão localizadas na Região Metropolitana de Natal. As demais distribuem-se pelo Oeste (18,6%), Seridó (9,1%) e outras regiões do estado. Aproximadamente 83% das 236 indústrias ativas trabalham com móveis de madeira, especialmente nos segmentos seriados, modulados, planejados e sob medida — com destaque crescente para a personalização e a multifuncionalidade. “Localmente, o cenário é promissor”, avaliou.

 

 

O presidente do SINDMÓVEIS ressaltou que a evolução tem sido positiva. “O Rio Grande do Norte é o 5º estado em número de indústrias e 6º em produção regional no Nordeste, com potencial real de alcançar a 4ª colocação”, projetou. Segundo o SINDMÓVEIS-RN, o setor moveleiro potiguar produziu 1,4 milhão de peças em 2018 e chegou a 1,8 milhão em 2023; registrou um crescimento médio anual (CAGR) de 7,36% entre 2020 e 2024, superior à média nordestina (6,4%). Em 2022, foram movimentados R$ 50 milhões, o que equivale a 0,23% do PIB industrial do RN.

 

 

“Estamos atuando desde o primeiro mandato para criar um ambiente que avance em competitividade, por meio de um conjunto de iniciativas estratégicas, como a Vitrine Virtual do Polo Moveleiro, que, mais do que um catálogo, funcionará como plataforma com filtros por perfil de consumidor, storytelling de marcas e acesso a mercados digitais e físicos”, destacou.

 

 

Ele afirmou também que a intenção é promover ações coletivas, consistentes em campanhas com apoio público-privado para posicionar o RN como polo diferenciado; e capacitar empresas, por meio de formações e treinamentos em marketing digital, design, logística e experiência do cliente. “O nosso sindicato tem buscado promover ainda parcerias e uma gestão integrada da cadeia de suprimentos, com foco em reduzir a dependência externa e custos logísticos”, observou.

 

 

A entrevista completa com o presidente do SINDMÓVEIS-RN está disponível no link: emobile.com.br/revistas/fornecedores/349/2/#zoom=z

 

 

A Móbile Fornecedores é uma publicação especializada do setor moveleiro, voltada para empresas que fornecem insumos, equipamentos e serviços para a indústria de móveis.