IEL-RN debate soluções de Inteligência Artificial para automação e avanços de produtividade

13/08/2025   17h12

 

O uso da Inteligência Artificial (IA) para soluções de automação e avanços na produtividade foi o tema da palestra proferida por Alberto Kastro e Acauã Victor, nesta quarta-feira (13/08), na Casa da Indústria. Promovido pelo IEL-RN, o workshop “Automação com IA na Prática” reuniu empresários e profissionais de gestão interessados em soluções práticas que a IA pode proporcionar em áreas como atendimento, vendas, finanças e gerenciamento de processos.

 

O encontro identificou “gargalos” nas empresas, apresentou ferramentas e orientou sobre a elaboração de planos para aplicar a automação com IA, sem a exigência de conhecimentos em programação. Incluiu também a demonstração de soluções que aceleram processos, permitindo que a empresa mapeie dificuldades e conheça ferramentas de IA para aplicá-las e, assim, automatizar tarefas com poucos cliques, sem a necessidade de conhecer códigos complexos.

 

“Fizemos um aumento de consciência para esses empresários, principalmente da indústria, sobre os processos deles com o uso da inteligência artificial, desde as mais básicas, disponíveis hoje no mercado, até as mais avançadas, como agentes de fluxo”, afirmou Alberto Kastro, instrutor do IEL-RN.

 

Ele acrescentou que o workshop incluiu práticas para reflexão sobre o que está em execução no cotidiano das atividades empresariais. “Isso para identificar, por exemplo, o que está gerando retrabalho e como a inteligência artificial pode ser aplicada efetivamente para melhorar a vida desses empresários e profissionais. O que, no cotidiano, pode avançar em produtividade e qualidade”, ressaltou.

 

Kastro destacou ainda que a palestra e as dinâmicas levaram os próprios participantes a identificarem como as ferramentas podem gerar ganhos de competitividade em suas empresas.

 

A coordenadora de Carreiras e Educação Executiva do IEL-RN, Marinha Aragão, considera que o objetivo da palestra foi alcançado. Ela explicou que o evento foi programado porque as indústrias, assim como outros setores empresariais, precisam estar cada vez mais voltadas à automação e à redução do tempo dos processos, com ganho de escala nos resultados.

 

 

“Para isso, empresas e profissionais devem se conectar à Inteligência Artificial. É necessário que a IA esteja presente na rotina do que fazemos, para sermos mais ágeis, assertivos e não ficarmos à margem do mercado de trabalho e da sociedade, porque esse caminho não tem volta”, observou. “Trata-se de um passo sem retorno. Essa capacitação foi voltada justamente para essa necessidade, para que as empresas verifiquem como podem atualizar seus sistemas, rotinas e processos”, acrescentou. E informou que outras programações com conteúdos semelhantes estão planejadas e serão anunciadas pelo IEL-RN.

 

Os participantes do workshop aprovaram o conteúdo da capacitação. “Para nós é muito importante participar, porque conseguimos expandir nossa mente em relação às possibilidades de automação no atendimento, sobre como tirar o trabalho braçal, humano, que é difícil de automatizar”, destaca Renato Silva. O participante comentou que já há planos para aplicar o conhecimento adquirido: “Ao sair daqui, já vamos nos reunir com a equipe para ver como vamos implementar, porque já era um caminho que estávamos buscando”.