Entrega do Prêmio IEL de Talentos etapa regional será nesta quinta-feira, 28

26/08/2025   10h32

 

A entrega do Prêmio IEL de Talentos edição de 2025, da etapa regional RN, será na próxima quinta-feira (28.08), a partir das 15h, com participação do presidente do Sistema FIERN e Diretor Regional do IEL-RN, Roberto Serquiz, e do superintendente do Instituto Euvaldo Lodi do Rio Grande do Norte, Juan Felipe Saavedra de Medeiros, em solenidade no auditório Albano Franco, da Casa da Indústria. O evento terá a participação de diretores da Federação das Indústrias, gestores do IEL, presidentes de sindicatos de setores industriais e representantes de empresas e instituições concorrentes ao Prêmio.

 

O Prêmio IEL de Talentos foi criado para reconhecer o papel do estágio na educação voltada ao mercado de trabalho, incentivar a qualificação de talentos para pesquisa e fomentar projetos inovadores. Neste ano, a cerimônia de premiação nacional será em Fortaleza.

 

“Ao destacar estagiários, empresas e instituições por suas boas práticas, o IEL valoriza a formação de jovens talentosos, dedicados e inovadores. Trata-se, portanto, do Instituto Euvaldo Lodi cumprindo um de seus objetivos primordiais: incentivar a qualificação dos talentos que farão a diferença na indústria”, afirmou Roberto Serquiz. “Isso é essencial no momento atual, em que a inovação e a capacitação são fundamentais para termos empresas competitivas que se destaquem em um mercado cada vez mais exigente”, acrescentou.

 

De acordo com o superintendente regional do IEL-RN, o evento ressalta as práticas que valorizam o desenvolvimento de talentos e estimulam iniciativas inovadoras. “O prêmio demonstra à sociedade a importância de um programa de estágio robusto, com entregas de valor — como é o caso desses projetos reconhecidos —, com viés de inovação e empreendedorismo”, ressalta Juan Saavedra.

 

O prêmio também destaca o papel de supervisores de estágio capacitados no acompanhamento dos alunos em suas atividades, propondo novos desafios e soluções que atendam ao setor produtivo e a outras áreas do mercado.

 

Segundo Saavedra, o prêmio também oferece visibilidade, no mercado de trabalho, a projetos que apresentam resultados positivos para empresas e instituições.

 

Um dos propósitos da premiação é ressaltar os trabalhos voltados à elaboração e execução de programas de estágio que ofereçam constantes desafios e proporcionem experiências mais completas aos estagiários, preparando-os para o mercado de trabalho.

 

Premiação

 

Vencedores do Prêmio IEL, edição de 2024

 

 

O IEL também se dedica a reconhecer desenvolvedores e projetos inovadores com aplicação no setor produtivo, no comércio e em demais áreas do mercado. “O Prêmio IEL reforça nosso papel como ponte entre o conhecimento e a indústria. É uma celebração do que há de mais transformador na educação, na ciência e na inovação. Ao premiar essas iniciativas, estimulamos um ciclo virtuoso de desenvolvimento industrial sustentável e competitivo”, afirmou Sarah Saldanha, superintendente nacional do IEL, durante o lançamento da edição deste ano.

 

A premiação reconhece práticas em dois eixos estratégicos de atuação do IEL: o Programa de Estágio e o Inova Talentos. O eixo “IEL Estágio” está voltado a práticas inovadoras de estágio, instituições de ensino que se destacam na formação de alunos, empresas com programas exemplares e estagiários reconhecidos pela performance e inovação. Já o “Inova Talentos” premia bolsistas, orientadores e empresas que desenvolvem projetos inovadores com impacto real, por meio de pesquisa aplicada e soluções alinhadas às necessidades do mercado.

 

A edição de 2025 conta com o “Destaque Sistema S”, que premia práticas inovadoras conduzidas por estagiários, bolsistas e instituições ligadas ao Sistema S. Outro diferencial é que os semifinalistas das etapas regionais avançam automaticamente para a disputa nacional, o que amplia a visibilidade e o reconhecimento das iniciativas selecionadas em todo o país.